Buscar
  • Nonato Brito

DADOS HISTÓRICOS DE GUIMARÃES (85)


HÁ 23 ANOS ERA INAUGURADO O FÓRUM DE JUSTIÇA NA PRAÇA DOS SAGRADOS CORAÇÕES

Há 23 anos, em 27 de dezembro de 1992, era inaugurado solenemente o prédio do Fórum da Comarca, que leva o nome de Fórum Desembargador Juvenil Amorim Ewerton, a cujo evento compareceram várias autoridades municipais e estaduais, inclusive o governador Edison Lobão, desembargadores de Justiça, juízes, promotores, lideranças comunitárias e membros da comunidade vimarense. Para este acontecimento seja viabilizado, muito concorrem a abnegação e o interesse do então prefeito Antônio Agenor Gomes, pelo grande esforço em aprontar o mencionado prédio no prazo previsto.

O prédio, inicialmente construído no período do Brasil-Império ficou em ruínas durante 20 anos, nas décadas de 1970 e 1980, restando unicamente a base das paredes do andar de baixo. Por meio de convênio com o Estado, a Prefeitura Municipal que entrou com dois terços dos recursos, iniciou a reconstrução em 1990, obedecendo as mesmas linhas arquitetônicas originais, com o acompanhamento de técnicos do Serviço de Patrimônio Histórico.

Na mesma data da inauguração, e no mesmo local, são feitos os lançamentos de dois livros: Um, de autoria de Paulo Oliveira, denominado Cronologia da História de Guimarães (1ª edição), e o de Almerinda Gomes Ricard, lançando, Recordando Monsenhor Estrela, em meio a um ambiente festivamente cultural. (Fonte: Cronologia da História de Guimarães, Paulo Oliveira, Segraf, 2007)


2 visualizações