Buscar
  • Nonato Brito

Municípios de Mirinzal e Porto Rico recebem ações de esporte recreativo do Projeto “Mais Lazer para


O Projeto “Mais Lazer para Todos” beneficia, nesta semana, os municípios de Mirinzal e Porto Rico com ações de lazer e esporte recreativo, com foco em atividades físicas, jogos, recreação e apresentações artísticas e culturais, que atendem o público em geral. O objetivo é desenvolver uma política pública e social que atenda às necessidades do esporte, lazer e recreação para população maranhense.

O cronograma do Projeto “Mais Lazer para Todos” compreende visita técnica com gestores municipais, vereadores, lideranças comunitárias e parte da população para apresentação do projeto, bem como seleção do espaço físico para as atividades e alinhamento das competências das partes envolvidas.

A partir do segundo dia, estudantes, profissionais de Educação Física, professores e agentes comunitários são contemplados pelo curso ‘Capacitação em Lazer’, que habilita novos coordenadores para melhor atuação em atividades esportivas e de lazer em seus municípios. A capacitação engloba teoria e prática, e conta com a carga horária de 20 horas certificadas.

No último dia de ação, o município vivencia o ‘Manhã de Lazer’, com atividades desenvolvidas pelaequipe do projeto e pelos participantes do curso de capacitação. Dentre as atividades haverá aula de alongamento, ginástica, exercícios físicos, voleibol, handebol, basquete, futebol de travinha, futsal, tênis de mesa, pula corda, corridas, jogos de dama, dominó, xadrez, capoeira, desenho, pintura, montagem e colagem. A programação envolve também apresentações culturais e artísticas, brincadeiras folclóricas, danças, música, teatro, artesanato, filmes e espaço de leitura. As atividades serão dirigidas de acordo com a realidade local de cada município sede do projeto, cumprindo sempre as necessidades de adaptação para garantir a participação de pessoas com necessidades especiais.No município de Mirinzal as atividades irão acontecer no período de 27 a 30, e na cidade de Porto Rico as ações realizadas pela equipe técnica da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) serão executadas de 28 a 31 de janeiro.“Queremos, a partir desse projeto, proporcionar aos municípios o resgate cultural de brincadeiras antigas e estimular os princípios de amizade e da coletividade, valores importantes na formação do ser humano. Temos atividades voltadas para crianças, jovens, adultos e pessoas idosas, o que determina um caráter familiar ao projeto”, disse Gigi Moreira, assessor técnico da Sedel.Serão contemplados ainda na primeira edição do projeto os municípios de Água doce, Belágua, Cajarí, Centro Novo do Maranhão, Pedro do Rosário, São Raimundo Doca Bezerra, São Luís, Serrano do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim. (Fonte: www.maranhaoesportes.com)


0 visualização