Buscar
  • Nonato Brito

PERSONALIDADES VIMARENSES


Maria das Dores Nogueira da Silva Souto

O Blog Vimarense destaca mensalmente uma personalidade de Guimarães no campo das artes, dos esportes, do comércio, da produção, da educação, da cultura, do folclore e outras manifestações. A personalidade do mês é a professora MARIA DAS DORES NOGUEIRA DA SILVA SOUTO.

Filha de João Nogueira da Silva e Vitória Nogueira da Silva, cedo integrou-se aos movimentos leigos da Igreja Católica, destacando-se no Apostolado da Oração.

Nascida no dia no dia 17 de agosto de 1920 em Guimarães, casou-se com Arnolfo dos Reis Souto, de cujo casamento teve três filhos: Humberto, residente em São Luís, Helbert (Dodô) e Helber (Helbinho), ambos já falecidos.

Dedicou sua vida aos serviços do lar e da família. Mesmo de prendas domésticas sempre demonstrou qualidades natas para o exercício da educação e foi dessa forma que exerceu, ainda que por algumas vezes, e de maneira informal, a profissão de professora. Foi professora de Alfabetização na década de 1970 na Organização Assistencial Vimaranense (ORAVI).

Viúva aos 51 anos, dedicou os últimos anos de sua vida à militância religiosa no Apostolado da Oração, ao lado de amigas como Fátima Lima, Tuíca, Eunice Farias, Vitória Moreira, entre outras.

Veio a falecer aos 83 anos, no dia 15 de dezembro de 2003, em São Luís, tendo a sua família cumprido o seu desejo de ser sepultada em Guimarães.


13 visualizações