Buscar
  • Nonato Brito

BASTIDORES - Militantes históricos querem candidatura de Janilson Schalcher como vice de José Murilo


Na foto, Janilson Schalcher com o filho Ivonilson Schalcher

Nos meios políticos um dos assuntos mais discutidos é a preferência que militantes históricos do grupo Celso Coutinho-José Murilo nutrem pelo nome de Janilson Schalcher para compor a chapa de José Murilo, na condição de candidato a vice-prefeito.

ANTIGO NO GRUPO

O argumento de parte dos militantes históricos do grupo Celso-Murilo é que Janilson Schalcher é um dos mais antigos e fiéis integrantes do grupo, e com disposição para enfrentar uma campanha política.

MOMENTO

O nome de Janilson Schalcher surgiu logo após o ex-prefeito Artur Farias, adversário de duas décadas, procurar José Murilo para fazer uma aliança política propondo o nome de um candidato a vice-prefeito na chapa de José Murilo, que poderá vir a ser o seu filho Artur Filho ou o vereador Gilmar Avelar.

RESISTÊNCIA

Muitos integrantes dos dois grupos, em maior número os militantes e filiados mais antigos, vem manifestando resistência à aliança política entre os dois lados, apesar de defendida pelas cúpulas partidárias.

TERCEIRO CANDIDATO

Em decorrência da provável aliança, setores descontentes do grupo de Artur Farias, não descartam a possibilidade de lançar um terceiro candidato para disputar o cargo de prefeito, escolha que poderá recair no nome da vereadora Cláudia Rodrigues da Silva (PSDB).

CANDIDATOS

Apontam, ainda, nos meios políticos, como prováveis candidatos a prefeito, o padre William Guimarães da Silva, o médico Jânio Silva, o Coronel Castro, a ex-vereadora Augusta Nogueira, os empresários Jaime Miranda e Pablo Sarney e os sindicalistas Cláudio Guterres (Cacá) e Krisbelly Ferreira.

NILCE FARIAS

A prefeita Nilce Farias mantém-se em silêncio sobre a possibilidade de sua candidatura à reeleição.

BASTIDORES DA POLÍTICA

Esta coluna destina-se a noticiar e a analisar os fatos políticos ocorridos no Município, com maior enfoque para as notícias dos movimentos sociais e do centro de poder político do município de Guimarães – a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal. (por Nonato Brito)

COMARCA DE GUIMARÃES

Informa o site do Tribunal de Justiça que o juiz da Comarca de Tutoia, Rodrigo Terças entrou com recurso no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra a remoção do juiz de Guimarães, José Jorge Figueiredo Júnior, para a Comarca de Alcântara.

MUDANÇA

Com as reformas que estão sendo feitas no prédio da Câmara Municipal, na Avenida José Bruno de Barros, a Câmara de Vereadores mudou-se provisoriamente para o prédio da Unidade Escolar Nossa Senhora da Assunção, antigo CEC, na Rua Emílio Habibe.

DENGUE

A prefeita Nilce Farias determinou à Secretaria Municipal de Saúde, ainda no período de carnaval, providências para formar equipes junto aos agentes comunitários de saúde na campanha para erradicação dos criadouros do mosquito da dengue na sede e no interior.

BETINA CAVAIGNAC

A escrivã aposentada Betina Cavaignac era bastante lembrada pela Tony Nono e Banda durante o Carnaval na Praça Luís Domingues. É que a escrivã assiste ao carnaval da porta da sua casa e é fã da banda que mais toca as marchinhas de carnaval, ao contrário das outras bandas contratadas que insistem em tocar forró nas festas de Momo.

BRÁULIO MARTINS

Quem também assistiu ao carnaval na praça, de camarote, na residência da família foi o secretário geral da Mesa da Assembléia Bráulio Martins. Bráulio trouxe a sua mãe, a vimarense Deonila Nunes que fazia tempo não vinha a Guimarães.

BISPO

O papa Francisco nomeou o frade maranhense João Muniz Alves como bispo da Prelazia do Xingu, no Pará. O frei João Muniz Alves, que tem mestrado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, em Roma, na Itália, é natural do município de Santa Rita.

SEGURANÇA PÚBLICA

A equipe organizadora da manifestação em Mirinzal, no que coube a Guimarães, reivindicando segurança pública para a região, reuniu-se cinco dias antes no prédio do antigo CEC, para estabelecer as coordenadas. A equipe foi integrada pelo secretário municipal de Administração Moisés Morais, pelos vereadores César Ribeiro, Osvaldo Gomes, Ana Luíza Ramos, Geraldo Guimarães Pinho (Fuca) e pelo professor William de Nazaré Ribeiro, diretor do CEM Nossa Senhora da Assunção. A manifestação, realizada na Avenida Antônio Dino, em Mirinzal, contou com centenas de pessoas de Mirinzal, Guimarães, Cedral e Central do Maranhão.

CONFIRMAÇÃO

O padre William Guimarães da Silva confirmou no início do mês a sua candidatura a prefeito de Guimarães. No dia do seu aniversário, que transcorreu no último dia 21, o ex-prefeito recebeu uma caravana de vimarenses em sua residência em Alcântara.

VICE DO PADRE

São tidos como os dois nomes mais cotados para compor a chapa de vice-prefeito do padre William Guimarães da Silva, o vereador Osvaldo Gomes (PDT) e a ex-secretária municipal de Saúde, Margarete Ribeiro (PR).

CONFRATERNIZAÇÃO

O vereador José Murilo recebeu dezenas de amigos e correligionários para uma confraternização em seu sítio no Gepuba durante as festividades dos 258 anos de Guimarães. Estiveram presentes a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, o ex-prefeito Artur Farias, os vereadores Gilmar Avelar e Ana Luiza Ramos, o ex-vereador Paulo Sérgio Santos Ramos (Paulo Maluf), além de outros.

BRIGADA

A Brigada Bombeiros Mirins Poeta Sousândrade teve destacada atuação durante os quatro dias de Carnaval.

PEQUI

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB) desenvolveram técnicas para transformar a polpa do pequi em cápsulas que conservam os nutrientes. Asseguram os pesquisadores que o pequi é rico em betacaroteno, agentes antioxidantes, capazes de combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

CONCURSO

O governador Flávio Dino homologou o resultado do último concurso público da Rede Básica de Ensino com 1.500 vagas para o cargo de professor do quadro permanente da Secretaria de Educação, com salário base mensal de R$ 4.985,44 (vencimento e mais 104% de gratificação de Atividade do Magistério).

VICE-PRESIDENTE

O vereador Élio Moreira foi eleito vice-presidente da Câmara Municipal no início do mês. A eleição empatou em 4 a 4, tendo Élio Moreira obtido 4 votos, o vereador Geraldo Guimarães Pinho (Fuca) 4 votos e a vereadora Cláudia 1 voto. Pelo regimento da Câmara, por ser o mais antigo, o vereador Élio Moreira foi declarado eleito vice-presidente.

BENEDITO BARBOSA

Com a volta da vereadora Cláudia Rodrigues da Silva à Câmara, o suplente Benedito Barbosa discursou despedindo-se e agradecendo aos colegas o convívio na atividade parlamentar. O vereador Benedito Barbosa exercia o cargo de vice-presidente da Câmara de Vereadores.

FACÇÕES

A manchete do jornal O Imparcial deste domingo (28): Facções criminosas invadem Baixada Maranhense. Com o aumento do cerco da Polícia em São Luís, os criminosos começaram a migrar para cidades da região da Baixada.

MIRINZAL

Dos municípios do Litoral Ocidental Maranhense, Mirinzal é o que apresenta a maior taxa de crimes praticados.

CUMÃ

Em Cumã, é dado como certo as candidaturas a vereador de João Evangelista Cunha, Anderson Avelar e Ariomagno Ferreira Cartágenes (Morcegão).

JUIZ VIMARENSE

O juiz vimarense Agenor Gomes, acompanhado da esposa Concita e do filho Saulo, veio passar o carnaval em Guimarães.

CARLOS BOÁS

O candidato a vereador Carlos Boás vem atualmente dirigindo a Rádio FM do distrito de Cumã.

SESSENTA E DOIS POR CENTO

Dados do Ministério da Saúde registram que o Governo Federal, os governos estaduais e as prefeituras municipais em conjunto com os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e membros das Forças Armadas já visitaram 62% dos imóveis no país.

PRESÍDIO

O governo do Estado concluiu a construção de presídio na Baixada, com capacidade para 306 detentos, na estrada Pinheiro-Santa Helen

REGINALDO LOPES

O ex-prefeito Reginaldo Lopes, acompanhado da esposa Gracilene, marcou presença no carnaval vimarense.

OSVALDO GOMES

O Vereador Osvaldo Gomes protocolou Indicação na Mesa da Câmara Municipal pedindo providências à Prefeitura Municipal para dar prioridade, neste período de chuvas, à trituração e remoção do Lixão a céu aberto existente no Bairro Primavera, na entrada da estrada do Paquetá.

ALERTA

Na Indicação de nº 017/20016 protocolada, o vereador alerta que o lixão a céu aberto na entrada da estrada do Paquetá, poderá favorecer os criadores do mosquito da dengue ameaçando de surto os moradores do Bairro Primavera.

JUSTIFICATIVA

Na justificativa da Indicação nº 0017/2016, o vereador argumenta que com a grande quantidade de plásticos, latas, garrafas e outros recipientes que podem guardar água, no Lixão, no Bairro Primavera, poderá haver um surto de dengue, motivado pelos criadouros do mosquito aedes egypti naquela área que já conta com centenas de moradores.

CAÇAMBAS E TRATORES

O vereador Osvaldo Gomes acrescenta que a Prefeitura poderá priorizar, neste momento de urgência do combate ao mosquito da dengue, o uso de caçambas, tratores, e da pá carregadeira e outros equipamentos sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura para a trituração e remoção do lixo e de escavação de valas neste período de chuvas, com o objetivo de enterrar a grande quantidade de lixo a céu aberto ali existente, com urgência para os materiais que podem servir de criadouros para o mosquito da dengue.

MICROCEFALIA

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a existência de um caso de microcefalia no município de Apicum-Açu, próximo ao município de Cururupu. Além de Apicum-Açu foram registrados casos nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Mata Roma, Colinas, Presidente Dutra e Presidente Vargas.

VETERANOS

O professor vimarense Rui Moreira, radicado em São Luís, iniciou movimentação para reativar o Bloco Veteranos do Samba, que não desfila no Carnaval há quatro anos.

CONCURSO

Estão abertas as inscrições de concurso para agente penitenciário do Estado. São 100 vagas. As inscrições vão até o dia 20 de março.

FUNDO DE PARTICIPAÇÃO

O Ministério da Fazenda divulgou os valores das transferências constitucionais repassadas para os municípios no mês de fevereiro, incluindo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), Imposto Territorial Rural (ITR) e Fundo de Desenvolvimento para a Educação Básica (FUNDEB): Município de Guimarães: R$ 706.991,13; Município de Cedral: R$ 692.099,55; Município de Porto Rico: R$ 496.512,10; Município de Mirinzal: R$ 892.772,38 e Município de Central do Maranhão: R$ 587.037,25.


0 visualização