Buscar
  • Nonato Brito

DADOS HISTÓRICOS DE GUIMARÃES - Há 60 anos chegava ao município o primeiro trator agrícola


Esta foto tem 60 anos. É do primeiro trator agrícola (pula-pula) que pertencia à Missão Canadense, e um dos raros veículos automotores no município, no ano de 1956. Este trator, da marca John Deere, de cor verde, seria posteriormente vendido para o industrial do ramo de café Isamir Ribeiro (Misico). O primeiro trator de esteira chegaria sete anos depois, adquirido pela Prefeitura Municipal. Na foto, no volante, o vigário da paróquia, padre Omero Proux e, em pé, numa carroceria improvisada, o padre Raymond Ricard e mais quatro paroquianos que a equipe do blog não conseguiu identificar. Se você puder, consulte seus pais ou avós e contribua para a identificação de todos desta fotografia. O de óculos e de chapéu, sentado em um caixote, é o paroquiano Napoleão Cardoso? Confirme, caro leitor (Foto: Arquivo de Raymond Ricard, cedida gentilmente para o Blog Vimarense)

Em 1958, época do bicentenário de Guimarães, havia só um trator agrícola (pula-pula) e um jeep em todo o município, ambos pertencentes à Missão Canadense, que atuava no município. Nos 20 anos seguintes, a frota de veículos ainda era bem reduzida: foi ampliada com dois tratores agrícolas (pula-pula) dos agropecuaristas Soriano Coelho Leite (da Fazenda Vila Aurora, no povoado Gameleira) e Laudelino Reis Lopes (da Fazenda São Francisco, no hoje município de Mirinzal). O município adquire um trator de esteira, pela primeira vez, e um caminhão de tamanho 3/4, na Administração do prefeito Antônio Ezequiel Tavares, com recursos da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPEVEA) em 1963. Na administração seguinte, a do prefeito Paulo Roberto Nogueira, a prefeitura municipal adquire uma caçamba e um trator agrícola. Duas décadas antes, em 1956, a frota existente no município pertencia à Petrobrás que fazia perfurações na região em busca de petróleo. Cinquenta anos depois, em 2004, a frota do município era a seguinte:

Automóveis........................................................................................................23

Caminhões...........................................................................................................5

Caminhonetes..................................................................................................... 6

Ônibus..................................................................................................................1

Micro-ônibus....................................................................................................... 2

Motocicletas......................................................................................................120

Motonetas........................................................................................................ 17

(Fonte: Cronologia da História de Guimarães, Paulo Oliveira, Segraf, 2007)


0 visualização