Buscar
  • Nonato Brito

ENTREVISTA - Margarete Ribeiro: "Abraçamos essa causa pelo desenvolvimento de Guimarães porque


A candidata a prefeita Margarete Ribeiro chegou em Guimarães há 30 anos para trabalhar no Hospital Municipal. Casou-se com o vimarense Cesar Ribeiro com quem tem dois filhos biológicos e cinco filhos adotivos. É avó de Maria Luísa. É graduada em Enfermagem, Obstetrícia e Saúde Pública. Nascida em Pinheiro no dia 20 de abril de 1961, escolheu Guimarães como sua terra de adoção, sendo detentora do título de Cidadã Vimarense. Margarete Ribeiro recebeu na sua residência o editor do Blog Vimarense, Nonato Brito, para esta entrevista:

Blog Vimarense - É a primeira vez que a senhora disputa uma eleição?

Margarete - É a primeira vez, sim, enquanto candidata Das outras vezes fui só coordenadora de campanha. Fiz assessoria a políticos de Guimarães, a políticos da nossa terra.

Blog Vimarense - O que levou a senhora a abraçar essa candidatura?

Margarete – Abraçar essa candidatura e abraçar Guimarães. O padre William e outros ilustres da política vimarense confiaram essa escolha de sermos a candidata a prefeita, a cabeça de chapa como gostamos de dizer na linguagem popular. Fizeram a melhor opção em escolher Margarete Ribeiro e Osvaldo Gomes. Abraçamos essa causa pelo desenvolvimento de Guimarães porque como está não pode ficar. Trabalhamos oito anos na administração do padre William e hoje se encontra dessa forma. Guimarães merece respeito, cuidado, um olhar de administrador. Seus filhos tem que nascer aqui, tem que haver todo um trabalho de reestruturação de melhoria de uma cidade que está abandonada.

Blog Vimarense - Antes de a senhora aceitar sair candidata a prefeita, que atividades a senhora desenvolveu na sua profissão?

Margarete – Estudei no Rio de Janeiro, fiz enfermagem e obstetrícia, fiz saúde pública também. Chegando ao Maranhão tive a oportunidade de trabalhar em Guimarães, tive outros convites, mas optei em trabalhar nesta terra, mesmo porque meu marido é vimarense. Vim trabalhar como diretora administrativa do hospital de Guimarães, na época em que o prefeito era Reginaldo Lopes, mas aceitei mesmo já na administração do Agenor Gomes. Esse convite me foi feito por Agenor e a então primeira dama do município a senhora Concita Gomes. Foram a Pinheiro convidar-me. Depois de Guimarães abriu novos rumos quando fui convidada para ser Secretária de Saúde e Coordenadora da Saúde Pública e Meio Ambiente e Saneamento Básico de Pinheiro. Implantamos vários programas nessa cidade. Com o desenvolvimento que fizemos em Pinheiro fomos também convidada a ser Secretária de Saúde de Pinheiro, em Olinda Nova. Também prestamos nossos serviços profissionais como coordenadora do DST/AIDS, hanseníase. Ao longo de todo esse tempo, Nonato, venho cuidando da saúde da mulher principalmente aqui em Guimarães, Cedral e outros municípios. Nestes últimos anos estive como auditora do município de Viana na área da saúde. Estou presente em Cedral como auditora. Os últimos serviços foram em Guimarães, a minha cidade. Tenho título de cidadã vimarense porque trabalho nesta cidade há trinta anos e, portanto, sou filha de coração, sou filha adotiva de Guimarães. Meu último serviço, que fui aprovada em primeiro lugar, foi Referência Descentralizada do Estado do Maranhão atendendo 17 municípios do polo de Pinheiro, 17 municípios do polo de Zé Doca e 11 municípios do polo de Viana e me desliguei porque a politica eu também abraço com maior carinho e com responsabilidade. São 30 anos ajudando a comunidade como gestora pública. Tenho certeza que com essa nossa contribuição à população seremos vencedores no dia 2 de outubro, o trio como gostamos de dizer, padre William, Margarete e Osvaldo serão vitoriosos junto com o povo de Guimarães, com esse trio Guimarães andará nos trilhos do desenvolvimento. Nonato, eu tenho a certeza que o povo de Deus escolherá o 43 para governar a nossa Guimarães.

Blog Vimarense - A senhora já teve alguma militância política antes de ser candidata a prefeita?

Margarete – Nonato, militância propriamente dita não. Sempre ajudei os políticos de Guimarães, quase todos os prefeitos recentes eu estive ajudando nas campanhas. Portanto eu não quero ser político, eu sou politica. Nonato, a politica é acolher o povo, é respeitar o povo, é querer o bem das pessoas, é dar importância ao povo e isso se faz há 30 anos em Guimarães.

Blog Vimarense – Por que a senhora resolveu entrar para a atividade política?

Margarete – Em primeiro lugar Nonato, eu tenho bons exemplos de bons prefeitos da nossa cidade e outras por onde passei. Aqui em Guimarães tivemos os prefeitos Reginaldo Lopes, Agenor Gomes e Padre William, pessoas competentes e respeitadoras, filhos de Guimarães que deram bons exemplos à população. Nonato, eu nunca abandonei Guimarães por nada, sempre estive presente aqui, a nossa eleição é uma avaliação da população mediante os nossos serviços prestados aqui em nossa terra, trouxemos muitos benefícios para Guimarães.

Blog Vimarense - Quais experiências a senhora traz para o mundo da política?

Margarete – Nonato, experiência de popularidade, de abraçar o povo, de saber fazer saúde para o povo, de trazer para Guimarães todos os programas e serem implantados em nossa cidade. Como obstetra sempre fiz nascer as crianças em nossa cidade, de ser humana e ter responsabilidade.

Blog Vimarense – Muitos adversários da sua candidatura dizem que a senhora não deveria ser candidata porque a senhora não nasceu em Guimarães e sim em Pinheiro. O que a senhora tem a dizer sobre isso?

Margarete – Nonato há um provérbio antigo que diz “que santo de casa não faz milagre”. Eu tinha que nascer em algum lugar, assim como Jesus Cristo nasceu assim como São José, Nossa Senhora. Temos pessoas importantes na nossa cidade que não nasceram em Guimarães mas fazem grandes trabalhos. Os filhos das nossas gestantes não nascem em Guimarães desde o ano de 2013, será se eles não devem ser acolhidos aqui porque não são filhos nascidos no município? Eles são as pessoas que vão ajudar a crescer o nosso município no futuro. Eu tive que nascer em algum lugar mas escolher morar somente eu posso escolher. Escolhi para morar em Guimarães, casei com um vimarense.

Blog Vimarense - Quais são as linhas principais do seu plano de governo?

Margarete - Nonato, a prioridade chama-se saúde. Vamos reformar o hospital, trazer equipamentos do laboratório, vamos trazer o nosso Raio X funcionando, enfim vamos fazer funcionar os equipamentos que deixamos no hospital e hoje encontram-se jogados lá. Na educação não adianta levar os alunos para as escolas, temos que investir em melhorias físicas, avançar nos aspectos humanos. Rever o plano de cargos carreira e salários, melhoria da qualidade de ensino, garantir a eleição direta para gestor escolar, trazer novos cursos da faculdade para que nossos alunos tenham mais opções para escolher a área que vai seguir. Geralmente quando os nossos jovens alunos terminam o ensino médio ficam sem opção. Vamos fazer a nossa cidade voltar a sorrir arrumando as praças e implantado as academias com instrutores da nossa própria cidade que se formaram com todo sacrifício e vão trabalhar com nossos idosos, jovens e adultos, hipertensos. Vamos usar a mão de obra que temos e com os demais avanços iremos melhorar, movimentar os recursos para melhorar o comércio local.

Blog Vimarense – Quantos partidos apoiam a sua candidatura?

Margarete – Nonato, fizemos uma coligação com sete partidos. Partidos estes que se juntaram a nós com a convicção de que nós,eleitos, contribuiremos com o desenvolvimento da nossa terra.

Blog Vimarense – Por que a sua coligação escolheu o professor Osvaldo Gomes como candidato a vice-prefeito?

Margarete – O professor Osvaldo foi escolhido para compor a nossa chapa através de reuniões com lideranças politicas e comunitárias do nosso município. O Osvaldo tem inúmeras qualidades para ser um bom vice-prefeito, desde o seus 23 anos é professor educador, diretor do Ensino Médio. Na militância política vem de pai, de tias e tios e atualmente é vereador atuante de dois mandatos e é um homem de personalidade íntegra. A dupla Educação e Saúde é a que dará certo em Guimarães.

Blog Vimarense – A sua coligação está disputando as eleições com quantos candidatos a vereador?

Margarete – Nonato, são 20 candidatos a vereador que a nossa coligação está apresentando à população de Guimarães para que façam a sua escolha e dentre esses, quatro têm mandatos atualmente.

Blog Vimarense – No programa para a Educação qual é a sua prioridade?

Margarete – Reformar o plano de cargos, carreira e salários, reestruturar as escolas, construir creches, fazer com que as mães tenham confiança no ensino É no começo da aprendizagem que sedimentamos o futuro. Treinamento para os professores e salários em dia, diminuir a carga horária dos professores, enfim ajudar também a classe dos professores. Vamos implantar o plano de saúde dos funcionários com profissionais qualificados contratados pelo município. Isso é respeitar os nossos alunos e professores.

Blog Vimarense – O que a senhora pensa para a agricultura e pesca?

Margarete - Então, Nonato, esse é um projeto que vai dar certo. Vamos montar a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura onde teremos agronomia familiar, vamos dar condições aos agricultores para que melhorem a sua produção, façam as suas criações e consequentemente a sua produção seja vendida. Estivemos em Camaçaua, que coisa linda... que riqueza que nós temos onde mora uma irmandade que chegou energia elétrica através de uma grande administrador que foi padre William, esse é um exemplo que estamos dando. Nos velhos tempos a maior dificuldade era ir a esse a povoado. Até aterro em um lugar de difícil acesso o padre William construiu.

Blog Vimarense – Obrigado pela entrevista.

Margarete - Eu que agradeço a sua gentileza, Nonato. O povo confiando a nós essa responsabilidade, eu e o Osvaldo vamos fazer a diferença por que somos experientes, competentes, sucessores, temos equipe, possuímos os melhores candidatos a vereadores, possuímos bom trânsito com a classe política, somos verdadeiros, não fazemos ataques pessoais, nos complementamos, conhecemos Guimarães, amamos Guimarães, semeamos a esperança, faremos uma gestão pautada em valores, prezamos pela inovação, prezamos pela descentralização, prezamos pela eficiência, prezamos pela simplicidade, prezamos pela confiança, prezamos pela transparência, temos plano de governo, cremos numa educação inclusiva, acessível e democrática, investiremos em infraestrutura escolar e ensino de qualidade, modernizaremos a gestão escolar, descentralizaremos os serviços de saúde, traremos qualidade aos serviços de saúde, estamos voltados aos mais pobres, apostamos na mobilização social, promovemos a dignidade humana, estimulamos o acesso à cultura e ao conhecimento, promoveremos o esporte e lazer, inovação na segurança, nos preocupamos com o meio ambiente, água de qualidade para todos, vamos eliminar os lixões a céu aberto, somos amantes do paisagismo e urbanismo, faremos o reordenamento urbano, investiremos na logística de transporte, faremos formação e qualificação da mão de obra local, organizaremos o setor produtivo, fortaleceremos a economia local, acreditamos no potencial turístico de Guimarães, valorizaremos os servidores públicos, nos preocupamos com o futuro de nossas crianças. Estaremos sempre à disposição do Blog vimarense.


0 visualização