Buscar
  • Nonato Brito

Prof. Osvaldo Gomes toma posse na Cadeira nº 1 do IHGG patroneada por Maria Firmina dos Reis


O professor Osvaldo Gomes toma posse na Cadeira nº 1 do IHGG, patroneada pela romancista Maria Firmina dos Reis.

O professor Osvaldo Gomes tomou posse, no último dia 11, na Cadeira nº 1 do Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães, patroneada por Maria Firmina dos Reis, professora, romancista, folclorista e poetisa que produziu toda a sua obra literária em Guimarães. A solenidade ocorreu às 20 horas, na sede do IHGG, no prédio da Oravi, localizado na praça Luís Domingues.

O professor Osvaldo Gomes nasceu em Guimarães. Licenciado em História pela Universidade Estadual do Maranhão. A sua monografia de conclusão do curso de graduação teve o título "As lutas políticas em Guimarães: uma primeira abordagem". Exerceu o cargo de Diretor do Centro de Ensino Nossa Senhora da Assunção por 18 anos. Exerceu o cargo de vereador à Câmara de Guimarães por dois mandatos. É vice-prefeito de Guimarães. Pós-graduado em Gestão Escolar. Publicou artigo para o livro "Falando de Maria Firmina" e é organizador e prefaciador, com a escritora Dilercy Aragão Adler, da edição do livro Cantos à beira mar e Gupeva, de Maria Firmina dos Reis, lançado na 11ª Feira de Livros de São Luís. Liderou junto a vários professores vimarenses as primeiras reuniões para a fundação do Instituto Histórico de Guimarães no ano de 2013, no Centro de Ensino Nossa Senhora da Assunção.

O Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães foi fundado no início deste ano e tem como finalidade fomentar o estudo e a divulgação de temas História, Geografia e Cultura, particularmente relacionados ao município de Guimarães. Acompanhando a tradição dos Institutos Históricos e Geográficos existentes em todo o País, O IHGG criou 40 cadeiras homenageando vimarenses falecidos ou cidadãos falecidos com vínculos vimarenses, que tenham se dedicado à área da História, Geografia e Cultura no município de Guimarães.


46 visualizações