Buscar
  • Nonato Brito

Alda Margarete Farias toma posse na Cadeira nº 35 do IHGG, patroneada por Anita Gomes


A professora Alda Margarete Silva Farias Santiago toma posse na Cadeira nº 35 do Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães, patroneada por Anita Gomes.

A professora Alda Margarete Silva Farias Santiago tomou posse no dia 7 de julho passado na Cadeira nº.35, patroneada pela vimarense Anita Gomes. No mesmo dia tomaram posse Conceição Goulart Braga Cuba e Ana Luiza Ramos.

Alda Margarete Silva Farias Santiago é mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui graduação em Pedagogia pela UFMA. Atualmente conclui seu doutorado em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFCE). A sua monografia na graduação em Pedagogia na UFMA desenvolveu tema de Guimarães: A ação missionária e a educação feminina em Guimarães a partir dos anos 60. Em seu doutorado na UFCE, o título de sua tese é As Missões Religiosas e as Instituições Escolares na Baixada e Litoral Ocidental Maranhense.

A patrona da Cadeira nº 35, escolhida pela professora Alda Margarete Farias Santiago foi a ex-vereadora Anita Gomes, primeira professora leiga do Povoado Damásio e líder política vimarense nos anos 1960-1970, que teve a sua trajetória estudada pela doutoranda em Educação em seu artigo Anita Gomes - fragmentos de uma trajetória., publicado no ano passado.


0 visualização