top of page
  • Nonato Brito

SAÚDE: Zika vírus pode ser transmitido por saliva e urina, e pesquisador recomenda às gestantes: &qu


O mosquito Aedes aegypti


StartFragment

Depois de cientistas norte-americanos descobrirem uma possível contaminação por zika vírus ocorrida por meio de relação sexual, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, nesta sexta-feira (5), que a preocupação com a doença transmitida pelo Aedes aegypti deve ser ainda mais elevada a partir de agora.


O presidente da fundação, Paulo Gadelha afirmou que pesquisadores encontraram evidências da presença ativa do zika na saliva e urina de um paciente, elevando o alerta à população às vésperas do feriado prolongado de carnaval, que se inicia neste sábado (6).


Ainda não há, no entanto, confirmação de que as transmissões por esses meios possam de fato ocorrer, já que são necessárias mais pesquisas para confirmar a possibilidade. Os especialistas afirmam que o zika é encontrado de forma ativa na saliva e urina, podendo se replicar nesse meio.


O alerta de cautela é principalmente para gestantes, cujos fetos podem se tornar microcéfalos caso elas sejam infectadas pelo vírus.


A melhor forma de combater o zika vírus é eliminar o mosquito transmissor da doença: o aedes aegipti, ou seja, é preciso acabar com todos os possíveis criadouros do Aedes. (Fonte: www.ig.com.br)


EndFragment

Destaque
Tags
bottom of page