- Nonato Brito
Igreja Católica abre hoje a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016
A Igreja Católica abre hoje (13) a Campanha da Fraternidade. A campanha deste ano tem como tema: "Casa comum, nova responsabilidade" e com o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" (Am: 5.24).
Campanha A campanha deste ano é ecumênica, como vem ocorrendo de cinco em cinco anos. Isso significa que é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).
Saneamento Básico
A campanha discutirá o saneamento básico em todo o país. Daí o tema: "Casa comum, nossa responsabilidade".
Origem
Desde 1964, a Campanha da Fraternidade (CF) é realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no período da Quaresma e tornou-se uma grande referência no país. Seu principal objetivo é despertar nos fiéis a solidariedade e a reflexão sobre um problema concreto que está diretamente ligado a realidade da sociedade brasileira, buscando sempre promover espaços de discussão e reflexão para que possam ser encontrados caminhos de solução para esses problemas. Todos os anos é escolhido um tema bastante especifico, que sinaliza uma realidade que necessita ser transformada. E, de modo geral, os lemas explicitam a direção da mudança que se busca com a campanha daquele ano. Muitos dos temas escolhidos pela Igreja para serem tratados nas CFs, pautaram também discussões em outros espaços fora da Igreja. Podemos relembrar a campanha de 2014, que abordou o tráfico humano e que teve influência na produção televisiva do país. (Fonte: www.oimparcial.com.br)