Cesar Ribeiro reinaugura prédio da Câmara Municipal

16.04.2016

Solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e de Guimarães na reinauguração do prédio da Câmara Municipal. O presidente da Câmara, Cesar Ribeiro, hasteou a bandeira do Brasil, a prefeita Nilce Farias, a bandeira de Guimarães e o vereador Osvaldo Gomes, a bandeira do Maranhão

 

O presidente da Câmara Municipal, César Ribeiro, reinaugurou hoje (16) o prédio da Câmara de Vereadores, localizado na Avenida José Bruno de Barros. À solenidade compareceram a prefeita Nilce Farias, vereadores, secretários municipais, funcionários da Câmara, líderes comunitários e membros da comunidade. O Blog Vimarense está fazendo a cobertura da solenidade. O prédio recebeu grandes modificações na fachada e em suas dependências.

 

Prédio original

 

O prédio original da Câmara é o prédio atual onde funciona o Fórum de Justiça da Comarca. Isto porque, no início da Vila de Guimarães, no fim do século XVII, o sistema de administração da cidade era concentrado somente na Câmara de Vereadores. Então, tanto, a Câmara e a Justiça funcionavam juntos. Assim era o sistema do Brasil-Colônia. Naquele período não havia a separação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

Saída do Executivo

 

Nos primeiros anos da República, o Poder Executivo Municipal saiu do prédio da Câmara, na Praça dos Sagrados Corações, indo funcionar no prédio construído em 1919 na Rua Dr. Urbano Santos e a Câmara continuou no prédio da Praça dos Sagrados Corações, tanto a Câmara como o Poder Judiciário.

 

Década de 1970

 

A Câmara de Vereadores e o Poder Judiciário funcionaram até a década de 1970 no prédio da Praça dos Sagrados Corações (no andar de cima). No andar térreo, funcionava a Cadeia Pública. Na década de 1970, o prédio começou a desmoronar.

 

Prédio alugado

 

A Câmara, então, alugou o prédio do comerciante Cândido Costa (Cândido Paletó), onde hoje é o comércio de Damásio, na Praça Luís Domingues.

 

Sala cedida


Nos anos seguintes, a Câmara foi transferida, ainda provisoriamente, para a sala esquerda do prédio da Prefeitura Municipal, na Rua Dr. Urbano Santos.

 

Prédio definitivo

 

Em 1990, no mandato do prefeito Antônio Agenor Gomes, sendo presidente da Câmara o vereador Mário Reis Costa, foi comprado um prédio ainda em construção na Avenida José Bruno de Barros e feitas as adaptações necessárias para transformá-lo em prédio da Câmara Municipal, com a sala de sessões, galeria e as salas das comissões. 

 

Reforma

 

Após várias reformas, neste ano, o presidente da Câmara César Ribeiro, determinou a transferência dos serviços para uma das dependências da UENSA, onde passou cinco meses, para poder implementar a reforma no prédio da Avenida José Bruno de Barros. O prédio da Câmara, bastante modificado, está sendo reinaugurado hoje com a presença de autoridades municipais, vereadores, ex-presidentes, ex-vereadores e membros da comunidade vimarense (16) 

Please reload

Destaque

Boi de Marcelino grava DVD em estúdio profissional em São Luís

October 27, 2015

1/2
Please reload

Tags
Please reload