• Nonato Brito

ENTREVISTA - Gilberto Martins: "Posso contribuir no processo de renovação política"


Gilberto Martins é entrevistado por Nonato Brito

Gilberto de Jesus Bispo Martins é professor da rede pública em Guimarães há 19 anos, com graduação e pós-graduação, trabalhando do 1º ano do Ensino Fundamental menor até o 3º ano do Ensino Médio. Nasceu em Damásio no dia 28 de maio de 1976. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Secretário Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Cidadania até o mês de março passado, quando se afastou do cargo para poder candidatar-se a vereador nas eleições do próximo mês de outubro. É filho do ex-vereador Paulino Martins e de Maria de Nazaré Martins. Casado com Marian dos Santos Costa Moreira, tem três filhas: Mila, Dandara e Sarah. Gilberto Martins é candidato a vereador pelo PT. A seguir a entrevista concedida a Nonato Brito, editor do Blog Vimarense.


Blog Vimarense – É a primeira vez que o senhor disputa uma eleição?

Gilberto Martins - Não. É a segunda. Na primeira vez, em 2012, fiquei na primeira suplência.


Blog Vimarense – O que levou o senhor a abraçar essa candidatura?

Acredito que a nossa cidade necessita de representantes que defendam e acompanhem os interesses da população, comprometendo-se com as melhorias na saúde, cultura, produção rural e principalmente da educação e no esporte e lazer, contribuindo para uma saúde preventiva e de qualidade. Estes foram alguns dos motivos que me levaram a abraçar e pleitear mais uma vez essa candidatura, porque acredito que nós que moramos, sofremos e usufruímos dos bens aqui existentes, temos também a obrigação de contribuir com o desenvolvimento do nosso município e principalmente no avanço econômico e social das pessoas, famílias, parentes, amigos e conterrâneos que como eu decidi fixar moradia neste paraíso de 258 anos.


Blog Vimarense - Muitos jovens veem-se obrigados a sair em busca de emprego e novas oportunidades porque a cidade não oferece muitas oportunidades de emprego.

Sei que o nosso município não oferece as condições necessárias para todos os seus filhos permanecerem morando aqui, mas sempre tive como convicção de permanecer morando em Guimarães. Vários filhos desta terra perceberam com um olhar diferenciado as belezas e as necessidades de manutenção e busca por melhorias para os que aqui moram.


Blog Vimarense – O senhor estudou em qual escola do Município?

Estudei na Unidade Escolar Vicente Goulart em Damásio, Jardim de Infância Estrela, ORAVI sede, Escola Dr. Urbano Santos, Unidade Integrada Manoel Martins da Silva em Damásio, Centro de Ensino Nossa Senhora da Assunção, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão –IFMA e o Instituto de Estudo Superior Franciscano – IESF.


Blog Vimarense – O senhor se lembra dos nomes dos seus professores do ensino fundamental?

O professor Rosalino “Pelé”, Josabel, Altamira Costa do Nascimento Goulart, Maria Santana Fonseca Santos, Paulino Martins, Antônio José Gomes Martins, todos do Damásio, José João Jansen, José de Arimatéia, Maria José “Zeca”, Analia Pinheiro de Abreu, Francy Anchieta, Irmã Maria Ignez Pezzine, Reginaldo Lopes, Erly Cardoso, Valber Pereira, Nira Dalva, Rui Moreira, Josenil Lima do Cumã, Edneide e tantos outros.


Blog Vimarense – Antes do senhor aceitar sair candidato a vereador que atividade o senhor desenvolveu na sua vida profissional?

Fui Coordenador da Pastoral da Juventude – PJ da Igreja Católica, Coordenador do Grupo de Jovens – JCA, Representante Estudantil no CE Nossa Senhora da Assunção, Professor há 19 anos trabalhando do 1º ano do Ensino Fundamental menor até o 3º ano do ensino médio, Coordenador e Supervisor de educação pela Secretaria de Educação do Município, Coordenador de várias campanhas a prefeito e vereador e Secretário Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Cidadania.


Blog Vimarense - O senhor é candidato por qual partido?

Pelo PT, o Partido dos Trabalhadores.


Blog Vimarense – O seu partido vai fazer coligação com outros partidos?

Vai sim. Estamos abertos à disposição para coligar com partidos que tenham objetivos de melhorar a vida da população e que lute pelo bem público.


Blog Vimarense – Por que o senhor é candidato?

Sou candidato porque acredito que posso contribuir de forma democrática e firme no processo de renovação política e no avanço do desenvolvimento de Guimarães. Entendendo que é necessário lutar por dias melhores é que estou me colocando mais uma vez à disposição para ser avaliado pela população.

Blog Vimarense - É um desafio ser candidato a vereador?

A vida nos impõe vários desafios e somos levados a tomar decisões que acabam definindo o rumo da nossa história e influenciando o percurso da vida das pessoas mais próximas às mais distantes. A inércia em se posicionar diante dos desafios inerentes à sociedade pode nos deixar à margem do processo político e social, ocasionando um desperdício de ideias e contribuições para o desenvolvimento educacional, produtivo, desportivo, financeiro e social na vida do município.


Blog Vimarense – O que o senhor pretende fazer na Câmara?

Lutar para que os recursos oriundos de projetos, FPM, SUS, SUAS, FUNDEB e outros fundos, assim como os repasses e emendas parlamentares possam ser empregados de forma coerente com suas finalidades e objetivos, além de trabalhar na direção do avanço, evolução de desenvolvimentos de projetos, indicações e leis que venham fazer com que o município alcance eficiência na capitação e emprego dos recursos públicos, fazendo com que a população possa sentir verdadeiramente os efeitos benéficos dos impostos pagos por ela, no sistema de educação, saúde, cultura, produção rural, desporto e lazer, saneamento básico e outros, além de fiscalizar e opinar nas ações do executivo. Lutarei também pela criação de um fundo para a manutenção e desenvolvimento das atividades voltadas à juventude ao esporte e ao lazer.


Blog Vimarense – O senhor já tem o seu programa para o exercício do seu mandato de vereador?

Sou professor da rede pública municipal de ensino e coloco a minha candidatura à avaliação da população mediante aos trabalhos que venho desenvolvendo durante 19 anos de atuação como professor dentro do município, trabalhando nas escolas dos povoados de Maçaricó, Prata, Damásio, Genipaúba e na sede, no sistema municipal e estadual, CE Nossa Senhora da Assunção, assim também como desportista que sou, vivenciando com atletas e dirigentes há muitos anos, sem deixar de mencionar as minhas raízes rurais que é a maior fonte de alimentação existente da minha família no Quilombo de Damásio. Por isso, sou motivado a lutar por melhoria na valorização do professor, lutando pela implantação de forma clara e eficaz os recursos oriundos do FUNDEB; apoiar as lutas e anseios dos professores da rede pública municipal, através do Sindicato dos Professores; desenvolvimento do Esporte e Lazer na vida dos alunos, crianças, adultos e pessoas da terceira idade; lutar pelo término das construções dos ginásios poliesportivos de Maçaricó e Genipaúba, a reforma do Ginásio de Damásio, sede e Cumã, dando continuidade no campo de Cumã e o aparelhamento do campo de futebol da sede; incentivar a comunidade dos Jogos Escolares Vimarenses; procurar parceria com entidades governamentais e não governamentais no intuito de possibilitar implantação de cursos que possibilitem a ampliação dos conhecimentos dos jovens e pessoas interessadas; apoiar as diversas iniciativas folclóricas e culturais existentes no município; apoiar na capacitação, implantação e ampliação dos programas voltados para a agricultura familiar com parceria com sindicatos e entidades afins que promova as lutas contra a discriminação entre patrão e empregado, homem e mulher, brancos e negros, ricos e pobres, possibilitando a conscientização social mais justa e igualitária onde todos tenham vez e voz.

Destaque
Tags