Festa de São José não tem 81 anos. Tem mais de 97, é o que comprova pesquisa
Ata do ano de 1920 registra que a Festa de São José já era realizada naquele ano. O documento encontra-se no arquivo da Paróquia de Guimarães.
Ao contrário do que os atuais paroquianos imaginavam, os Festejos de São José não tem 81 anos, e sim, mais de 97 anos. É o que comprova pesquisa realizada pela professora Almerice Ferreira da Silva, presidente da Festa de São José de 2017, que se realizará no próximo mês de setembro. Autorizada pelo vigário da paróquia, padre Valdete Fonseca, a professora vem realizando há três semanas pesquisas nos arquivos da paróquia e encontrou livro de atas da década de 1920, que já registravam a existência da Festa de São José. E não só dos festejos de São José, também os festejos religiosos de Santo Antônio, São Benedito e Santa Luzia. O ano de 1936 é apenas o ano em que começa a ser realizada a procissão marítima dentro dos festejos, iniciativa do padre vimarense Benedito Coelho Estrela. A ata que comprova que a Festa de São José é anterior a 1936 é a seguinte:
"No curto espaço de onze meses em que estive encarregado desta Freguesia, visitei a sede diversas vezes. Com satisfação vi sempre o confessionário frequentado não só por mulheres senão também por homens. Fiz as seguintes festas: de São José, São Benedicto, Santo Antônio e Santa Luzia. Por ocasião destas festas muitos fiéis approximaram-se da sagrada Missa. Foram estes os logares que cheguei desobrigar: Jacarequara, Cedral, Rabeca, Engenho do Lago, Nazareth, Bom Jesus, Pindobal, Mirinzal, Gurutil e Genipaúba (...) Guimarães, 5 de maio de 1920. Padre Gentil de Moura Viana."
A ata está assinada pelo padre Gentil de Moura Viana e data de 5 de maio de 1920. Nessa época, o padre Gentil Viana, vigário da paróquia de Cururupu, estava respondendo pela paróquia de Guimarães, que se encontrava sem pároco. Assim, se o padre Gentil Viana registra em sua ata, que realizou os festejos de São José no ano de 1920, é certo que o festejo já vinha se realizando há mais tempo na paróquia de Guimarães. Os esforços da pesquisa continuam para precisar o ano em que começaram os Festejos do padroeiro da cidade.