top of page
  • Nonato Brito

Osvaldo Gomes, Padre William e o Sociólogo Antônio Marcos participam do Programa Liderança para o De


Padre William o quarto, Osvaldo Gomes é o quinto da esquerda para a direita e o sociólogo Antônio Marcos o quinto da primeira fila na parte superior da foto oficial do SEBRAE

SEBRAE - UR PINHEIRO / CURURUPU


Com o intuito de promover a integração e a qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão de um plano de ação para o território, de forma empreendedora e participativa, o Sebrae Maranhão lançou em Cururupu na manhã desta terça-feira (10), o Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider).

O Lider é um programa do Sebrae Nacional, que apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada). O programa envolve agentes públicos e privados de 11 municípios da região. Alcântara, Apicum Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão são os municípios envolvidos.

De acordo com o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, a Microrregião do Litoral Ocidental Maranhense que concentra mais de 180 mil maranhenses, foi escolhida por ter uma forte vocação para o turismo e abrigar mais de três mil Micro e pequenas empresas.

"Recomendei que as oficinas começassem por Cururupu - que está geograficamente localizado no coração da Floresta dos Guarás -, mas já recebi demandas de outros municípios da região para sediar as ações do projeto. Fico feliz com essa repercussão porque mostra o comprometimento dos prefeitos, os líderes regionais que foram legitimados pela sociedade e que devem ser condutores das ações junto conosco" afirmou João Martins. O criador da metodologia do Programa Líder, Augusto Portugal destacou que um dos principais alicerces do programa Líder, parte da formação de um grupo que caminhe em conjunto, onde um fortalece o outro e o grupo fortalece a região com a elaboração de um plano de desenvolvimento ao final do processo.

A gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Maranhão, Cristiane Corrêa, explicou o cronograma de realização do Programa Líder.

Ao final do evento, prefeitos presentes e lideranças dos municípios assinaram um Termo de Compromisso para realização do Programa Líder na Microrregião do Litoral Ocidental Maranhense.

Participaram do lançamento, o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, a diretora de Administração e Finanças, Rachel Jordão, a Gerente da Unidade de Políticas Públicas, Cristiane Corrêa; a Gerente da Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, os prefeitos Rosinha, de Cururupu; Ismael Monteiro, de Central do Maranhão; Anderson Wilker de Alcântara; Jadilson Coelho de Cedral, além de lideranças políticas e locais na região. (Fonte: site do SEBRAE-MA)

Destaque
Tags
bottom of page