top of page
  • Nonato Brito

Juiz Agenor Gomes toma posse na Cadeira nº 6 do IHGG patroneada pelo vimarense Monsenhor Estrela


O juiz vimarense Agenor Gomes toma posse na Cadeira nº 6 do Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães, patroneada pelo Monsenhor Benedito Estrela.


O juiz vimarense Agenor Gomes tomou posse, no último dia 11, na Cadeira nº 6 do Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães, patroneada pelo vimarense Monsenhor Benedito Coelho Estrela, sacerdote católico, poeta, compositor e radialista, autor do mais conhecido hino a São José, cantado em todas as procissões do padroeiro desde ano de 1936. A solenidade ocorreu às 20 horas na sede do IHGG no prédio da Oravi, localizado na praça Luís Domingues.


Antônio Agenor Gomes nasceu no dia 7 de janeiro de 1956 em Guimarães. Filho de José Ribamar Ewerton e Anita Gomes, estudou na Escola Paroquial São José, no Grupo Escolar Dr. Urbano Santos e na Escola Nossa Senhora da Assunção. Foi presidente do Grêmio Estudantil Vitor Asselin da Escola Nossa Senhora da Assunção em 1973. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1982. Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFMA (1979-1980). Pós-graduado em História e Cultura pela Universidade Estácio de Sá (2017). Foi prefeito de Guimarães de 1989 a 1992. Em 1998 foi aprovado em concurso público para a magistratura no Tribunal de Justiça do Maranhão. Exerceu as funções de juiz de Direito em Barra do Corda, Lago da Pedra, Paço do Lumiar, Açailândia, Pinheiro, Carutapera, Cândido Mendes, Governador Nunes Freire, Maracaçumé, Turiaçu, Mirinzal e Santa Helena. Após 17 anos em comarcas do interior, foi promovido para São Luís em 2015. Casado com Maria da Conceição Machado Gomes, é pai de Saulo e Anita.


O Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães foi fundado no início deste ano e tem como finalidade fomentar o estudo e a divulgação de temas História, Geografia e Cultura, particularmente relacionados ao município de Guimarães. Acompanhando a tradição dos Institutos Históricos e Geográficos existentes em todo o País, O IHGG criou 40 cadeiras homenageando vimarenses falecidos ou cidadãos falecidos com vínculos vimarenses, que tenham se dedicado à área da História, Geografia e Cultura no município de Guimarães.

Posts recentes

Ver tudo
Destaque
Tags
bottom of page