• Nonato Brito

Programa do SBT bomba com belezas naturais de Guimarães


Cauã e Tauá, Cordel, filhos do cantor e compositor Nando Cordel, provam o cafezinho no quintal do comércio de Valdir Abrantes e os biscoitos de tapioca feitos por Juliana Abrantes, saídos quentinhos do forno à lenha construído no quintal. Eles fizeram questão de tomar o café à beira do forno de lenha.


O Programa Expedição Nordeste, exibido pelo SBT hoje pela manhã bombou com as belezas naturais de Guimarães. O programa foi exibido apenas em estados do Nordeste, pela TV Aratu, da Bahia; TV Difusora de Imperatriz, TV Jornal, de Recife, de Pernambuco; TV Jornal, de Caruaru, de Pernambuco; TV Cidade Verde, do Piauí; TV Difusora de São Luís; TV Tambaú, da Paraíba; TV Ponta Negra, do Rio Grande do Norte; TV Borborema, da Paraíba; TV Ponta Verde, de Alagoas e TV Jangadeiro, do Ceará.


O programa, produzido pela produtora baiana Tem Dedê, teve como protagonistas os irmãos e músicos Caiã e Tauã Cordel, filhos do cantor e compositor Nando Cordel. O programa começou com a moradora de Cumã, Maria, dando informações sobre o famoso cafezinho com biscoito de tapioca, feito por Juliana Abrantes. A tomada seguinte foi no comércio de Valdir Abrantes, que deu valiosas informações sobre a professora Maria Firmina dos Reis, depois dos entrevistadores perguntarem o motivo da placa bem na parede de sua residência. Depois vieram tomadas dos azulejos portugueses da Casa Paroquial. Em seguida fizeram uma tomada de um tirador de caranguejo na ilha de mangue em frente ao Trapiche. Os dos protagonistas entrou no mangue para tirar caranguejo, mas se atrapalhou com ele. Mas não fez feio ao ser desafiado ao comer um turu tirado do mangue na hora. Em seguida foi a vez das belezas naturais das trilhas e dos riachos. Foram ao povoado Jericó, onde fizeram tomadas da palmeira e do vinho do buriti, com dona Ricarda ajudando a fazer o vinho em um alguidá e uma peneira. A última tomada foi na praia de Araoca com Adriana, uma brasiliense que tomou a água de Guimarães pela primeira vez e voltou para ficar. Adriana cantou um trecho dos "Versos da Garrafa", de Maria Firmina dos Reis.


A equipe foi acolhida na cidade pelo prefeito em exercício Osvaldo Gomes e pela equipe da Prefeitura Municipal. Para Osvaldo Gomes, "contribuir para divulgar as belezas da nossa Guimarães é um investimento importante para o nosso turismo, tanto o turismo histórico, porque Guimarães é uma cidade histórica, como pelas nossas belezas naturais, sendo o nosso município um dos polos importantes da Floresta dos Guarás".


Destaque
Tags