top of page
  • Nonato Brito

Presidente do IHGG recebe o Diploma do Mérito Cultural da Sociedade de Cultura Latina do Brasil.


Osvaldo Gomes e a escritora Dilercy Adler

Agenor Gomes, um dos palestrantes da mesa sobre as mulheres da literatura latina, discorrendo sobre Maria Firmina dos Reis e o Boi Caramba para Escravas


O prefeito em exercício de Guimarães e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães (IHGG), recebeu no último dia (20), em cerimônia realizada no Convento das Mercês, o Diploma do Mérito Cultural da Sociedade de Cultura Latina do Brasil (SCLB). O diploma é concedido àquelas pessoas que contribuem com a promoção da cultura. A Sociedade de Cultura Latina do Brasil é uma entidade civil que tem por objetivo principal difundir, divulgar e lutar pela democratização da cultura brasileira.

Essa quarta edição do Encontro Nacional da SCLB, que visa discutir a cultura latina, é também em comemoração aos 30 anos da Fundação da Sociedade de Cultura Latina do Brasil (SCLB). O evento conta com a realização de palestras, mesas-redondas de comunicações temáticas, comunicações de temas livres, apresentação de poesias e de contos, além da exposição de telas, exposições, artesanatos e lançamentos de livros. A programação ocorre em três lugares diferentes: Convento das Mercês (Centro Histórico), Academia de Letras do Maranhão (Rua da Paz) e Atelier Marlene Barros (Rua 28 de Julho, Centro Histórico).

O vimarense Sousândrade foi tema de uma das mesas integrada por Luiza Lobo e José Neres. Além de Osvaldo Gomes, um grupo de membros do Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães - IHGG participou da programação, dentre eles, a vimarense Conceição Cuba que declamou poesia "A orgulhosa", de Trasíbulo Ferraz e Agenor Gomes, um dos palestrantes da mesa sobre as mulheres da literatura latina, discorrendo sobre Maria Firmina dos Reis e o Boi Caramba para Escravas. (Fonte: http://www.guimaraes.ma.gov.br)

Destaque
Tags
bottom of page