top of page
  • Nonato Brito

Prefeitura viabiliza transporte de pacientes em tratamento fora do domicilio


A Prefeitura de Guimarães, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza o serviço do TFD (Tratamento Fora do Domicilio) a pacientes que precisam de especialidades ou exames que o município não realiza. Adquirido com recursos do Ministério da Saúde, o veículo é destinado exclusivamente para o transporte sanitário eletivo, e está realizando as viagens tão necessárias aos pacientes. De posse de um encaminhamento médico, o usuário solicita a marcação da consulta ou exame e posteriormente conforme a demanda, a Secretaria Municipal de Saúde marca o dia da viagem.O veiculo disponibilizado é uma van, tipo micro-ônibus, com 16 lugares, ar-condicionado, TV, rampa de acesso para cadeirantes e poltronas mais confortáveis para dar dignidade e cidadania para quem precisa de atendimento fora de Guimarães.No momento, o micro ônibus realiza o transporte de pacientes para o Hospital Macro Regional de Pinheiro. O Hospital Macro Regional comunica previamente os dias de consultas e vagas disponíveis, e a partir dessas informações, são marcados os agendamentos dos pacientes de Guimarães. No dia de agendamento, estes ficam informados sobre a data e horário disponíveis.

O agendamento é feito apenas uma vez por mês, geralmente no dia 20, na sede da Secretaria de Saúde com a coordenadora do TFD. Para realizar o agendamento é necessário levar o cartão do SUS e a solicitação (encaminhamento) emitida pelo médico clínico geral. As vagas são preenchidas no dia do agendamento.

Para o Programa TFD realizado no Hospital Macro Regional de Pinheiro são ofertadas consultas com os seguintes especialistas:

Cardiologista

Cirurgião

Cirurgião vascular

Endoscopia

Gastro

Mamografia

Mastologista

Neurologista

Nefrologista

Ortopedista

Otorrino

Exames laboratoriais

Ultrassonografia.

Raio-x

Tomografia computadorizada


O Tratamento Fora de Domicílio (TFD), instituído através de uma portaria do Ministério da Saúde (MS), é um instrumento legal que garante, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico em outras cidades aos pacientes portadores de doenças não tratáveis no seu município de origem. (Fonte:http://guimaraes.ma.gov.br)

Destaque
Tags
bottom of page