• Nonato Brito

Prefeitura de Guimarães realiza ações em todo o município em prol da campanha "Faça Bonito - Pr


A Prefeitura Municipal de Guimarães através das Secretarias de Assistência, Saúde e Educação, realizou ações que fazem parte da Campanha "Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes".

A campanha tem como foco o combate à exploração sexual infantil e se estende por todo mês de Maio tendo como data base o dia 18 que é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Buscando conscientizar e diminuir os índices cada vez mais crescentes de abusos, a gestão municipal realizou diversas atividades alusivas à data. Através de palestras com profissionais do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, da Secretaria de Educação e Saúde. na sede e zona rural, os estudantes receberam orientações sobre como reagir em situações onde se sintam constrangidos ou ameaçados, aprendendo a proteger suas partes íntimas e a pedir ajuda para uma pessoa de confiança.

O diferencial da campanha este ano, foi a articulação com as secretarias de saúde educação. A Secretaria de Educação desenvolveu através dos professores atividades durante toda a semana, com a realização de concurso de redação sobre o tema da campanha, aproveitando o momento para os preparar para a Olimpíada de Língua Portuguesa. Houve a culminância com várias apresentações e entrega da premiação aos vencedores da redação por escola.

Sem deixar de frisar o apoio dos professores da Educação Infantil do Jardim de Infância Edson Anchieta e da Creche Anjinhos de Deus da Sede, Cumã, as escolas de Gepuba e Lago do Sapateiro também aderiram a campanha e fizeram bonito.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Para a Secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, Fernanda Cardoso, o saldo foi bastante positivo e alcançou o resultado esperado. "A campanha tem por objetivo chamar a atenção da população para a necessidade de cuidar e estar atento a esse tipo de violência, infelizmente recorrente. Na maioria das vezes, o autor é o próprio parente, ou seja, está dentro de casa. O que a gente quer é chamar atenção para que as pessoas se mantenham alerta. As nossas ações têm esse objetivo. Cada vez conseguimos trazer mais pessoas para participar e dessa forma esperamos alcançar resultados maiores e melhores", destacou Fernanda.

O Prefeito Osvaldo Gomes e o Juiz Samir Mohana se fizeram presentes na ação e prestigiaram as atividades na Unidade Escolar Nossa Senhora da Assunção. Os dois elogiaram a organização da campanha que tem compromisso com a efetiva proteção das crianças vimaranenses.

Fernanda Cardoso agradeceu a todos os profissionais que se empenharam nessa missão, destacando ainda o empenho de todos os Secretários Municipais e conselheiros do CMDCA.

"A luta continua. É um trabalho de formiguinhas e não acaba hoje. Continuamos buscando as melhores formas de proteger as nossas crianças e adolescentes", finalizou.

Destaque
Tags