Morre ex-diretora da Escola Nossa Senhora da Assunção

22.07.2019

Irmã Colette Ducharme (Irmã São Rômulo), ex-diretora da Escola Normal Nossa Senhora da Assunção. 

 

Faleceu nesta sexta-feira (19), a ex-diretora da Escola Nossa Senhora da Assunção, a Irmã Colette Ducharme (Irmã São Rômulo), aos 98 anos, no Canadá. A irmã Colette Ducharme foi diretora da Escola Normal Nossa Senhora da Assunção, do ano de 1963 a 1967. No ano de 1992, a Câmara Municipal concedeu-lhe o título de Cidadã Vimaranense.

A ex-aluna e ex-professora da Escola Nossa Senhora da Assunção, Heloísa Machado, redigiu esta síntese biográfica da religiosa canadense que prestou relevantes serviços a Guimarães na década de 1960:

 

IRMÃ SÃO RÔMULO EM GUIMARÃES: UMA TRAJETÓRIA DE LUZ

 

Seu nome de batismo: Colette Ducharme. Chegou ao Brasil em 1957, aos 36 anos, atendendo de coração, a um apelo missionário. 

Desde muito cedo, a jovem Colette se revelara uma "educadora nata", com excelente desempenho, quer na Educação de jovens ou adultos. Seu dom para a formação pedagógica e espiritual floresceu abundantemente no Brasil. Inicialmente, na Missão em Alcântara, no ano de 1957. Depois em Guimarães, onde atuou principalmente na Escola Normal Nossa Senhora da Assunção, indo além-muros alcançar outros setores da comunidade, a exemplo da Orientação Pastoral à Legião de Maria.

Na  Escola Normal, inicialmente integrou o Corpo Docente para, a partir de 1963, assumir também a direção da Escola, até 1967. Uma Escola que sobrevivia principalmente das doações vindas do Canadá e das simbólicas mensalidades dos alunos. Mas com o carisma das Irmãs da Assunção (IASV), Irmã Colette seguiu em frente, com fé, amor, tenacidade e firmeza, até ver sua escola atendida nos seguintes pleitos:

No início do ano letivo de 1966:

-  Mais um ano de Formação Pedagógica - o quinto ano no currículo do Curso Normal.

Em maio de 1966:

- Os professores passam a ser pagos pelo Estado;

- A Escola Paroquial passa para o Estado;

- Autorização para as Irmãs da Assunção orientarem os professores do Estado e ministrarem o Ensino Religioso nas Escolas;

- Laboratório de Química para o Curso Normal.

No ano letivo de 1967:

Ensino Médio é confirmado para Guimarães com o acréscimo de mais um ano de Formação na grade curricular do Curso Normal, tendo a primeira turma concluído em novembro de 1968.

À grade curricular do curso mais um ano de Formação foi acrescentado. A partir daí, os alunos da Escola Normal Nossa Senhora da Assunção não teriam mais que migrar para São Luís ou outra capital, onde em Nível Médio, optavam antes pelos cursos Clássico, Científico ou Normal. 

Irmã Colette já estava distante, no Haiti, também a serviço da Educação. Mas de coração, presente no Brasil, em Guimarães, na alegria da conquista dos seus ex-alunos.

Também agora, já não está mais entre nós a grande mestra. Irmã Colette, esse ser de luz, faleceu no Canadá a 1h30 da madrugada do dia 19 de julho deste ano de 2019.

 

Please reload

Destaque

Polícia resgata equipamento de som roubado da igreja de São José

December 1, 2015

1/3
Please reload

Tags
Please reload