Com apoio da prefeitura, atleta quilombola de Damásio integra a Seleção Brasileira de Futebol Social e vai ao País de Gales defender o Brasil

27.07.2019

Desembarcou nesta quinta-feira em Londres, capital da Inglaterra, a Seleção Brasileira de Futebol Social, em vôo que partiu de São Paulo, com rápida passagem pela Etiópia, na África. A  equipe, que se apresentou no último dia 19 de Julho em São Roque/SP, para a disputa de mais uma edição do Mundial, a Homeless World Cup, teve um representante que encheu a nossa cidade de orgulho. O jovem vimaranense, Marcelo Martins, é o primeiro nordestino que compõe a equipe. O grande evento esportivo, ocorre em Cardiff, no País de Gales, entre os dias 27 de julho e 3 de agosto, com a participação de mais de 500 atletas representantes de pelo menos 50 países.
Marcelo tem 18 anos, é natural da comunidade de Damásio, e é filho de Atecília Viana dos Santos e Antônio Celso Martins. Atua como ponta esquerda e meio campo e já conquistou títulos regionais, como: JEM’S em Pinheiro; Copa Quilombola; Campeonato de Futsal em Damásio, entre outros.

A prefeitura de Guimarães ajudou desde o inicio na concretização desse projeto, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Cidadania e da Secretaria de Cultura e Turismo. 

 

 

SOBRE O PROJETO


O Futebol Social atua em parceria com dezenas de projetos comunitários que utilizam o futebol dentro de regiões carentes como ferramenta para transformação social. Participam o Campo Limpo e Jaguaré, em São Paulo, São Vicente, na Baixada Santista, Rocinha e Complexo de Alemão, no Rio de Janeiro, Guará e Ceilândia, cidades satélites de Brasília, entre vários outros. 
A seleção é formada pelos participantes que mais se destacaram no Circuito Futebol Social – considerando aspectos técnicos e sociais – e que terão uma oportunidade única de conhecer outro país, vestir a camisa do Brasil e viver uma experiência única que seguramente transformará suas vidas.
O Circuito Futebol Social 2019 teve a participação de mais de 100 equipes ligadas a projetos comunitários de todo o país, com a participação de mais de 2.000 pessoas.
A seleção é formada pelos seguintes jogadores e jogadoras: Cauê Costa, Deiverson Pereira, Elias Júnior, João Amaral, Kelvin Ramos, Marcelo Martins, Nicolee dos Santos e Victória Evelyn. Os esportistas passaram por um período de treinamentos, além de atividades culturais, de lazer e entretenimento, e desembarcaram neste 25 de julho em Londres, de onde seguirão para Cardiff para a disputa do evento. A equipe é formada por 6 garotos e 2 garotas.

 

SOBRE A ENTIDADE 


A Homeless World Cup nasceu em 2003, em Graz (Áustria), reunindo seleções de 18 países. Em 2008, apenas seis anos depois, 56 nações marcaram presença no campeonato de Melbourne, na Austrália, que pela primeira vez contou com um torneio feminino. Em 2010, foi a fez a vez do Brasil receber o torneio, que reuniu na cidade do Rio de Janeiro seleções de 64 países e teve os times brasileiros, feminino e masculino, como grandes campeões.
Estamos na torcida para que a nossa seleção volte para casa com a vitória, e, que o nosso jovem talento possa aprender muito mais com essa experiência. Porque vencedor, ele já é.

 

 

 

SOBRE MARCELO

 

Marcelo Martins é um jovem de 18 anos que nasceu na comunidade de Damásio, no município de Guimarães- MA.

Ele sempre foi apaixonado por futebol. Desde criança, assistia jogos na TV e se sentia inspirado para seguir esse caminho. Jogava "pelada" na sua comunidade com seus amigos. Apesar de ter muitos sonhos, Marcelo jamais imaginou que um dia estaria vivendo algo de tamanha grandeza a nível de esporte mundial.
 O menino da comunidade simples, filho de pais humildes, foi escolhido para fazer parte da Seleção Brasileira de Futebol social e vai disputar nos próximos dias 27 a 3 de agosto em Cardiff, no País de Gales, a copa Mundial de Futebol Social. Marcelo é um jovem tímido, porém determinado a vencer a lutar e a vencer.

 

Independente do resultado, ele já deixou sua marca. Marcelo é o primeiro a representar o Nordeste nessa competição tão importante e foi escolhido como um dos titulares da Seleção.
"Para mim é um privilégio estar vivendo este momento. Eu saí daí do Maranhão é ao chegar aqui já fui escolhido para ser titular da seleção. Para mim, que nunca tinha jogado esse tipo de futebol, ser titular é muito gratificante. Agradeço ao Pupo e a toda a equipe que acredita em mim. Vou fazer tudo para honrar essa confiança", disse o jogador.

 

Ele já foi destaque na mídia nacional participando de programas esportivos na TV Mirante-MA (local); Band Esporte; e SBT. (Nacional).

Ao sair do Maranhão para viver essa experiência única,  ele levou a torcida de todos os vimarenses que desejam vê-lo brilhar, ao voltar, ele quer trazer experiência e quem sabe, a medalha de ouro para coroar essa conquista.

 

Please reload

Destaque

Polícia resgata equipamento de som roubado da igreja de São José

December 1, 2015

1/3
Please reload

Tags
Please reload