Dia da Raça: celebração da cultura e luta pela igualdade
O Dia da Raça é celebrado na data de 5 de Setembro, dois dias antes da data em que comemoramos a Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro. A proposta existente por trás da proclamação dessa data é a do povo brasileiro celebrar a sua identidade cultural, formada por uma miscigenação constante, graças a um movimento imigratório forte que ocorreu desde que fomos descobertos, há 515 anos.
A data é comemorada com uma série de desfiles e celebrações de ordem cívica, muito semelhante às comemorações referentes a Independência do país, que ocorre logo dois dias depois. É curioso ressaltar inclusive que a data de 5 de Setembro, reservada ao dia da Raça não era oficial no calendário nacional, não antes da proclamação da nossa independência.
Nesse dia os estudantes do nosso país são memorados, assim como todos os povos que colaboraram para a formação étnica e social do Brasil como um todo, desse o período colonial, até a chegada dos europeus e asiáticos, já na primeira metade do século XX. O sentimento de nacionalidade é naturalmente muito forte nas celebrações que lembram esse dia, da mesma forma que também é grande o nacionalismo em datas como a da Proclamação da República (15/11) e a Inconfidência Mineira (21/04).