• Nonato Brito

Iniciativas ligadas ao turismo são apoiadas pela prefeitura municipal


Com o suporte da administração municipal, uma série de eventos e iniciativas ocorridas ao longo das últimas semanas vem consolidando Guimarães enquanto destino turístico em ascensão no Maranhão. No último dia 14 de agosto, o município recebeu a visita do produtor de conteúdo e influenciador digital Maurício Oliveira, que atua há mais de 20 anos no mercado de turismo, e realizou uma expedição de uma semana na região do litoral ocidental maranhense, iniciando por Guimarães, conhecendo as belezas do território. O influenciador digital esteve em nossa região a convite do Sebrae Maranhão. Em Guimarães, as visitas foram iniciadas com um passeio guiado pelo centro histórico da cidade, Guarapiranga e trapiche. Depois, o aventureiro digital seguiu para os balneários do Lago Sapateiro e Campina, logo a seguir, registrou toda a beleza das praias de Araoca e da paradisíaca Atins.


Todas as fotos, vídeos, dicas e impressões do nosso visitante estão disponíveis nos endereços

www.trilhaseaventuras.com.br

www.viagenspossiveis.com.br

Youtube.com/viagenspossiveis

Instagram: @aventureiros

Facebook.com/trilhaseaventuras

Outro evento de destaque foi o II Seminário de Turismo Floresta dos Guarás, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de agosto em Mirinzal, expondo e discutindo as potencialidades turisticas dos municipios da região, apresentando alternativas para qualificar e promover o Polo Turístico Floresta dos Guarás. Foram realizadas palestras, mesas redondas, painéis, exposições de artesanato, cultura e gastronomia.A Prefeitura de Guimarães montou um estande para exposição de produtos locais, com artesanato, bordados, manifestacoes culturais que podem ser levados para fora ou mesmo atrair visitantes ao município.


Na quarta (21), foi realizada visita técnica em Guimarães, com city tour pelo Centro Histórico e visita às fazendas Históricas de Entre Rios e Santa Maria de Guerra, balneários do Lago do Sapateiro e Campina, praias de Araoca e Atins. Cerca de 50 integrantes do trade turístico da região do Litoral Ocidental Maranhense, palestrantes do Piaui e Pará, funcionários e consultores do Sebrae, empresários, artesãos, gestores públicos, estudantes, representantes de agências de viagem, guias turísticos e donos de receptivos conheceram alguns dos principais atrativos turísticos vimarenses.

O grupo realizou uma visita guiada que passeou por antigos engenhos de cana de açúcar, que durante muitos anos sustentaram a economia local com a produção de açúcar e cachaça, fazendas centenárias e suas ruínas, balneários de água doce e cristalina e city tour pelas ruas bi seculares do município, conhecendo seus prédios históricos, personalidades e um pouco mais da história local.

O dia de visitas foi encerrado com uma trilha que levou os participantes até a paradisíaca praia de Atins, mundialmente conhecida como local do naufrágio do navio que levou a morte do poeta Gonçalves Dias.

Um dos presentes foi o representante da Costa do Delta do Parnaíba e secretário municipal de turismo de Ilha Grande no Piauí, Adilson Castro, que se tornou uma referência no eco turismo nordestino graças ao trabalho implantado no seu município. Durante o seminário, ele compartilhou as experiências sobre o ordenamento turístico que foi necessário para que a região despontasse no segmento para todo o Brasil e o mundo.


Outro evento importante, foi a revalidação por parte do Ministério do Turismo, da presença de Guimarães no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, divulgado no dia 26 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU), Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Guimarães cumpriu todos esses critérios.


(Fonte: http://www.guimaraes.ma.gov.br)


Destaque
Tags