• Nonato Brito

Jorge Murgia: "Em Guimarães vivi os melhores anos da minha vida"


Jorge Murgia assina o termo de posse no Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães e passa a ocupar a Cadeira nº 29, cuja´patrona é a religiosa canadense Irmã Maria Assunta (Therese Del Guidice)

Na sua posse no Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães, no último sábado (18), o italiano-vimarense Giorgio Murgia fez um discurso que emocionou a todos, afirmando que em Guimarães viveu os melhores anos de sua vida. Inicialmente, o novo membro do IHGG discorreu sobre a sua vida de italiano procedente da Sardenha até as suas atividades profissionais em Guimarães. No elogio à patrona Irmã Maria Assunta, Jorge Murgia enalteceu a figura da religiosa canadense e o seu grande trabalho educacional e apostólico realizado em Guimarães. A solenidade ocorreu na sede da entidade, na Praça Luís Domingues, às 19 horas. A mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente Osvaldo Gomes, pelo vice-presidente Aldenir Guimarães, pela secretária Cláudia Rodrigues da Silva e pelo juiz Agenor Gomes, membro do IHGG. Escolhido por unanimidade para integrar o IHGG e ocupar a cadeira nº 29, cuja patrona é a Irmã Maria Assunta (Therese Del Guidici), o novo membro da agremiação cultural fez um relato de sua passagem por Guimarães nas décadas de 1960-1970, especialmente quando integrou a coordenação do Projeto Vila Gen, projeto da Diocese e da Paróquia de Guimarães, destinado à educação de jovens de todo o litoral e da baixada maranhense, assim como professor da Escola Nossa Senhora da Assunção, no ensino fundamental e no ensino médio. Jorge Murgia esteve acompanhado da esposa Síria Correia Murgia, dos cunhados Raimundo Correia e Vânia Correia, além de um grande número de amigos. O presidente do IHGG, Osvaldo Gomes solicitou o discurso do novo membro da entidade, para ficar arquivado nos anais da instituição e de sua futura publicação. Na mesma sessão tomou posse o Professor Valber Ferreira Pereira, cuja cobertura jornalística encontra-se em outro post deste blog. Após a posse, o escritor Baial Ramos, da Academia Barreirinhense de Letras, Ciências e Artes fez a doação de um busto da romancista Maria Firmina dos Reis ao Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães.

O novo membro do IHGG discursa após assinar o termo de posse

Os empossandos Jorge Murgia e Valber Pereira, ladeados pelos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães e de autoridades municipais. Da esquerda para a direita, em pé: Alibel Aguiar, Ana Luiza Ramos, Josenildes Mondego, secretária municipal de Educação; Cláudia Rodrigues da Silva, Aldenir Guimarães, Agenor Gomes, Baial Ramos, da Academia Barreirinhense de Letras. Ciências e Artes; Valdir Abrantes, Ana Lucília Melo, Antônio Marcos Gomes, Jorge Múrgia, Rosa Schalcher, Valber Pereira, Tony Avelar, José Benedito Martins e Juca Araújo

Destaque
Tags