Morre o ex-prefeito Celso Coutinho em São Luís. Prefeito decreta luto oficial
- Nonato Brito
- 2 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

Ex-prefeito Celso Coutinho quando foi entrevistado pelo Blog Vimarense em 2016.
Faleceu na manhã deste sábado, 2, em São Luís, o ex-prefeito Celso Coutinho, aos 89 anos. Ele estava internado desde a semana passada, quando sofreu um enfarte em sua residência, no bairro Renascença II, e foi levado às pressas para o hospital UDI. O quadro piorou com problemas renais, evoluindo para infecção generalizada, e nesta manhã veio a falecer. O Jornal Pequeno, de São Luís, informa em um de seus blogs, que devido à pandemia do coronavírus, não haverá velório. O prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes decretou luto oficial de três dias e determinou o hasteamento a meio mastro da bandeira do Município.
Em 2016, o Blog Vimarense fez uma entrevista com o ex-prefeito, em seu cartório, em São Luís, sobre as suas duas gestões como prefeito, os seus mandatos de deputado e a sua infância em Guimarães. A entrevista durou quatro horas. e foi publicada naquele mesmo ano.
Ex-prefeito, ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Celso da Conceição Coutinho nasceu em Guimarães em 8 de dezembro de 1930. Formou-se bacharel em Direito pela antiga Faculdade de Direito do Maranhão. Começou sua carreira nos movimentos estudantis, chegando a presidir a União Maranhense de Estudantes (UME). Tabelião em São Luís e depois advogado, Celso Coutinho elegeu-se prefeito de Guimarães por dois mandatos. Foi deputado estadual por quatro mandatos. A seguir, o decreto de luto oficial expedido pelo Prefeito Osvaldo Gomes:
DECRETO Nº 43 DE 2 DE MAIO DE 2020.
Declara luto oficial de três dias no município de Guimarães e dá outras providências.
O Prefeito Municipal de Guimarães, Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município e demais normas legais pertinentes em vigor, e
Considerando o reconhecimento dos relevantes serviços prestados e o legado de contribuição para o Estado do Maranhão, e em especial ao município de Guimarães, deixado pelo Sr. Celso da Conceição Coutinho, prefeito de Guimarães por duas vezes, deputado estadual por quatro mandatos e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão,
DECRETA:
Art. 1º. Fica declarado luto oficial no Município de Guimarães, por 3 (três) dias, a partir desta data , em sinal de pesar pelo falecimento do ex-prefeito do Município de Guimarães, CELSO DA CONCEIÇÃO COUTINHO.
Art. 2º - Dê-se conhecimento deste ato à família enlutada e cientifiquem-se os dirigentes dos órgãos municipais da Administração Direta e Indireta, do hasteamento a meio mastro da bandeira do Município.
Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.
Gabinete do Prefeito de Guimarães, em Guimarães, Estado do Maranhão, aos 2 dias do mês de maio do ano de 2020.
Osvaldo Luís Gomes
Prefeito Municipal
Posts recentes
Ver tudoO dia 13 de maio de 1888 marca um dos momentos mais importantes da história do Brasil: a assinatura da Lei Áurea , que extinguiu...
Comments