top of page

70 ANOS DA MISSÃO CANADENSE EM GUIMARÃES

  • Foto do escritor: Blog Vimarense
    Blog Vimarense
  • há 43 minutos
  • 4 min de leitura
Alunos e alunas da Escola Normal Nossa Senhora da Assunção, fundada pela missão canadense em Guimarães.
Alunos e alunas da Escola Normal Nossa Senhora da Assunção, fundada pela missão canadense em Guimarães.

Religiosas da missão canadense, as Irmãs de Assunção, responsáveis por grande legado educacional e social.
Religiosas da missão canadense, as Irmãs de Assunção, responsáveis por grande legado educacional e social.
Padre canadense atravessando a antiga ponte que ligava a sede do município ao Distrito de Cumã.
Padre canadense atravessando a antiga ponte que ligava a sede do município ao Distrito de Cumã.

Este artigo foi escrito pela professora Francy Paula dos Santos Anchieta, ex-aluna da Escola Normal Nossa Senhora da Assunção, instituição que também veio a dirigir após a partida das Irmãs de Assunção. Pedagoga, Colaboradora da Missão Canadense, professora, vice-diretora, Francy também dedicou 25 anos de sua vida à direção da Escola Nossa Senhora da Assunção, além de ter exercido a função de Secretária Municipal de Desenvolvimento Comunitário no município de Guimarães.

Mulher visionária, que soube ir além do seu tempo, deixou marcas profundas na educação e na vida comunitária vimaranense. O presente artigo foi publicado no Jornal Folha de Guimarães, Edição Especial de 250 anos de Guimarães, em 19 de janeiro de 2008.


GRATIDÃO À MISSÃO CANADENSE


Por Francy Paula dos Santos Anchieta


Quando se fala em Missão Canadense diante de tantos desafios, a educação surge como um trunfo indispensável na construção dos valores humanos e no desenvolvimento contínuo, tanto das pessoas como das comunidades (conforme consulta na Pesquisa Básica de avaliação econômica social sobre a ajuda da Missão Católica do Canadá no município de Guimarães MA, realizada em janeiro de 1970). Dessa forma convivemos com esse passado sempre presente, socializando as nossas experiências e continuando a construção dessa história de amor e solidariedade. É gratificante o reconhecimento da concretização de um aprendizado inovador mais do que importante, a partir da chegada dos missionários, com o deslocamento de enfoque do individual para o social, político e ideológico.

A Missão de Nicolet chegou na Baixada Maranhense por intermédio Dom Afonso Maria Ungarelli, Bispo Prelado de Pinheiro, e iniciou suas atividades pastorais e sociais em 28 de agosto de 1955 no município de Guimarães, onde nasceu, estabeleceu-se e trabalhou incessantemente até o ano de 1969. Com o passado tempo, multiplicam-se os frutos da Missão no Brasil, não só oriundos de conhecimento, mas também e discernimento de pessoas capazes de compreender a realidade e de compartilhar, sem perdas, dando-se com amor e empenhando-se pela transformação e libertação das populações mais pobres.

Em Guimarães, o padre Batista Caya representava a Missão e era reconhecido pela sua nobreza de caráter, sorriso aberto e de extrema dedicação, conquistando a confiança, amizade e admiração dos fiéis da Paróquia. As equipes que formavam a missão além de excelente formação social e profissional, fizeram opção pelos mais pobres e conceberam uma proposta pedagógica inovadora para reconstrução do município.

Um novo modelo para o desenvolvimento sócio cultural começou a ser incentivado e desenhado com nova metodologia de trabalho, implantada no município de Guimarães. Pois a Missão tinha como objetivo principal desenvolver um trabalho apostólico de desenvolvimento humano e social da região, construindo uma comunidade de fé, através da evangelização e do desenvolvimento nas áreas de educação, saúde e nutrição.

E para resgate da importância do trabalho da Missão no Município, acrescento outras informações, considerando a compreensão do ser humano, principalmente de sua essência histórica, psicológica, espiritual, mental, corporal e do ser integral, sendo o nesse contexto. Pois a missão fundou aproximadamente 62 associações com finalidades pastorais, educativa, e sociais entre essas cito algumas: Educandário Nossa Senhora da Assunção (1956), Jardim da infância Anjo da Guarda (1956), Associação Escolar e Beneficente Nossa Senhora de Assunção (1957), Escola Normal Regional Nossa Senhora da Assunção (1957), Serviços Médicos Sociais (1958), Clube das Mães (1959), Escola Doméstica (1959), Seminário São José (1959), Juventude Agrícola Católica (1960), Jornal Estrela da Assunção (1960), Escola da Fé (1961), Legião de Maria (1961), Posto Médico Bom Samaritano (1972), Pré-ginasial (1962), Juventude Estudantil Católica (1963), Escola de Enfermagem Beata Margarida (1963), Curso Normal r colegial (1967), Grêmio estudantil (1967), Escola noturna Sousândrade (1968), Associação Beneficente São José (1968), VILA GEN (1968), Grêmio Estudantil Victor Asselin (1968), Comunidades Eclesiais de Bases do interior (1968), Grupo Olaria (1969) e o Centro de Desenvolvimento Comunitário - CDC (1969).

Podemos refletir juntos: O que é Missão de Nicolet, construiu em Guimarães que criou raízes, atravessou o milênio e até hoje está presente entre nós? Uma coisa é certa e clara a educação mudou os cenários da história e começou o desenvolvimento humano da região. Destaca-se a Extrema abnegação da Congregação das Irmãs da Assunção na educação e das irmãs de Caridade, na saúde, com a sensibilidade presente em cada gesto e ação.

A minha família também participou dessa caminhada de solidariedade que fez esta história tão linda de jornadas desafiadores cheias de episódios interessantes e significativos na nossa formação de educadores(as) e agradecemos o tamanha dedicação.

Em 2005, foi muita alegria na Missão Canadense, comemorando o aniversário de 50 anos em terras brasileiras nas igrejas e do Brasil, com profundas reflexões sobre o tema; 'Dois países, em um só coração,'' apresentado nas atividades comemorativas, confraternizações e celebrações, envolvendo missionários (as), Comunidade Eclesiais de Bases, Agentes pastorais e sociais, grupos e movimentos.

Hoje, quando comemoramos os 250 anos de Guimarães de emancipação política de Guimarães, trazemos à memória, os 52 anos de caminhada dos missionários e missionárias, leigos e leigas canadenses e brasileiros, edificando o Projeto da Esperança da Igreja para a glória de Deus.

Parabéns Comunidade Vimarense! Parabéns Missão de Nicolet! Nossa sincera gratidão e afetuosos abraços.

 
 
 

Comentários


Destaque
Tags
bottom of page