top of page

ALUNOS DA UEB MATEUS AVELAR SE DESTACAM NA ETAPA MARANHÃO DO COMPEONATO DE ROBÓTICA FIRA

  • Foto do escritor: Blog Vimarense
    Blog Vimarense
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Equipe de Robótica da UEB Mateus Avelar, e o gestor escolar adjunto Gabriel Mendes
Equipe de Robótica da UEB Mateus Avelar, e o gestor escolar adjunto Gabriel Mendes

A equipe de Robótica da UEB Mateus Avelar acompanhada pelo Secretária Municipal de Educação Ligiane Cantanhede, gestor escolar adjunto, supervisora e Coordenação Municipal.
A equipe de Robótica da UEB Mateus Avelar acompanhada pelo Secretária Municipal de Educação Ligiane Cantanhede, gestor escolar adjunto, supervisora e Coordenação Municipal.

Guimarães/Prata (MA) — Os estudantes da Unidade de Ensino Básico (UEB) Mateus Avelar, escola em tempo integral, participaram, neste fim de semana, da etapa Maranhão do Campeonato de Robótica FIRA, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação educacional do estado. A competição reuniu equipes de diversas escolas públicas e privadas, promovendo o aprendizado prático e o trabalho em equipe por meio de desafios tecnológicos.

A UEB Mateus Avelar integra o projeto de robótica desde 2023, quando a atividade foi inserida no currículo escolar graças a uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). Desde então, a iniciativa vem despertando o interesse dos alunos pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), proporcionando experiências além da sala de aula.

A escola manteve e ampliou o incentivo à prática da robótica, reforçando seu compromisso com a formação integral dos estudantes. A participação no campeonato reforça não apenas o aprendizado técnico, mas também valores como cooperação, criatividade e perseverança.

"É uma alegria ver nossos alunos representando a escola em uma competição desse porte. A robótica trouxe novas possibilidades para o ambiente escolar, e a gestão seguirá investindo nesse projeto, que transforma vidas e desperta vocações," destacou Amerino, gestor geral da UEB Mateus Avelar.

Durante a etapa Maranhão da FIRA, realizada em São Luís, os alunos enfrentaram desafios de programação, montagem e resolução de problemas por meio de robôs desenvolvidos em equipe. Além da competição, os estudantes tiveram a oportunidade de trocar experiências com colegas de outras instituições e conhecer novas tendências tecnológicas.

A participação da UEB Mateus Avelar é mais um exemplo de como a educação pública pode ser espaço de inovação e protagonismo estudantil, quando conta com o apoio de parcerias e de uma gestão comprometida com o desenvolvimento pleno de seus alunos.

Sobre a FIRA A Federation of International Robot-soccer Association (FIRA) é uma das maiores competições de robótica educacional do mundo, com categorias que desafiam estudantes de diferentes idades a projetar e programar robôs para diversas missões, promovendo o aprendizado interdisciplinar e a cultura maker nas escolas.

 
 
 

Comments


Destaque
Tags
bottom of page