CÂMARA MUNICIPAL DE GUIMARÃES FIRMA PARCERIA HISTÓRICA COM O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO
A Câmara Municipal de Guimarães e o Arquivo do Tribunal de Justiça do Maranhão uniram esforços para preservar e democratizar o acesso à história do nosso município. Por meio de uma importante parceria, será realizada a higienização, indexação, digitalização e disponibilização pública de antigos livros históricos da Câmara.
Entre os 10 (dez) livros que serão digitalizados, destaca-se o mais antigo da Vila de São José de Guimarães, datado de 1758. Este documento valioso registra a Ata de Instalação da vila e as primeiras Atas de Vereança, um verdadeiro patrimônio que reflete a origem e os primeiros passos de Guimarães.
A articulação desse projeto foi conduzida pelo juiz de direito, Dr. Antônio Agenor Gomes, presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TJMA, em parceria com a presidente da Câmara Municipal de Guimarães, vereadora Ana Luísa Ramos, e com o historiador e Coordenador de Arquivo, Christofferson Melo.
Após a conclusão dos trabalhos, as versões digitais desses livros estarão acessíveis ao público no sítio eletrônico da Câmara Municipal de Guimarães e no Portal da Memória do TJMA. Este marco representa não apenas um avanço para a preservação histórica, mas também um compromisso com o acesso à informação e a valorização da memória de nosso município.
Transcrito: www.tjma.jus.br
Comentários