C E R T A
- Blog Vimarense

- 25 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de mai.


Por Alice Gomes Nogueira* ( escrito em São Luis, no ano de 1992, para o "Livro de Lembranças")
_ "Não pergunte aonde vamos. Diga o lugar que o CERTA o levará".
Este é o lema do CERTA, a Empresa da qual fui agente por vários anos em Guimarães.
Foi em 1967. Paulo, meu marido era o Prefeito nesse tempo. O comandante Ilmo foi à nossa casa convidar-me para agente, o que aceitei. Seria uma das minhas atividades próprias ser agente do CERTA.
Eu me esforçava para ser eficiente e dedicada. Fiz muitas vezes o trajeto da nossa casa ao campo de pouso. À hora marcada nos programas da rádio Difusora, lá surgia sobrevoando a Praça Dr Luís Domingues um dos aviões da empresa sempre como alegria nova, trazendo e levando passageiros... o progresso.
É que lá, na praça, havia um marco com um sinal: uma bandeira branca se o passageiro se destinava a São Luís; uma bandeira vermelha se o destino era Cururupu, Bacuri, Turiaçu ou Carutapera.
Nunca me deixaram em falta com os meus passageiros. Tive muita segurança em trabalhar comandante Ilmo, Rui, Tabalipa, Diegues, Jurandir e outros. Um dia, um deles que era novato foi indelicado, mas na outra viagem se justificou: "Desculpe. Já sei que a senhora, além de ser boa gente, é boa agente". Como gostei do trocadilho, estou repetindo.
Foi um tempo bom.
Depois terminou a linha e só aceitavam fretes. Os pedidos eram feitos através de um aparelho de rádio, cedido pela Empresa, que coloquei na minha salinha de trabalho. Mas não durou muito tempo.
O itinerário das viagens era organizado por leão Santos Neto, quero o agente geral, muito competente e merecedor da minha admiração.
Quero registrar aqui a amizade que me ficou de Dona Hertha, esposa do comandante Ilmo, e de Rui. Rui está sempre fazendo voos para meu genro, e, ultimamente viajei com ele, que se lembrou, no aeroporto em Guimarães: " Dona Alice, onde estão os passageiros?"
Tenho tudo guardado desse tempo, como guardadas tenho as lembranças dos acontecimentos da minha terra.
Hoje, a empresa continua.
Os fretes são feitos diretamente pelos proprietários nas proximidades do aeroporto, aqui, em São Luís.
O lema é o mesmo:
"_Não pergunte aonde vamos. Diga o lugar que o CERTA o levará".
Alice Gomes Nogueira foi uma vimarense apaixonada pela sua terra. Nascida em Guimarães, destacou-se como uma grande líder cultural e religiosa em sua comunidade. Sempre alegre e cheia de energia, Alice adorava organizar saraus, peças de teatro e eventos culturais, além de escrever crônicas que encantavam a todos os que as liam. Na vida religiosa, teve papel fundamental na organização das festas da igreja, fortalecendo os laços de fé e união entre as pessoas de sua cidade .Em 1975, coordenou a celebração dos 150 anos de nascimento de Maria Firmina dos Reis, em uma homenagem marcante à literatura brasileira e à memória da escritora maranhense. Alice foi casada com Paulo Nogueira, que exerceu o cargo de prefeito de Guimarães. Ela própria também marcou a história política do município, tornando-se a primeira vereadora eleita de Guimarães (1952), um feito importante para a participação feminina na política local. A partir de 1980, passou a residir em São Luís, onde permaneceu até seu falecimento, em dezembro de 2001. Deixou um legado de amor à cultura, à fé e ao serviço público, sendo lembrada até hoje como exemplo de dedicação à sua cidade e ao povo que tanto admirava.
CERTA - (Consórcio Equipes Reunidas de Táxi Aéreo)










Comentários