top of page
Foto do escritorBlog Vimarense

Desfile cívico da U.E.B. Artur Raimundo Farias




SUBTEMA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL – CAMINHO PARA O RESPEITO E A RESPONSABILIDADE SOVIAL.

 

O desfile cívico da UEB Artur Raimundo Farias destacou a proteção do planeta, enfatizando que a preservação do Meio Ambiente é essencial para a sobrevivência das futuras gerações e a manutenção da biodiversidade.

Baliza: A baliza simboliza a rica diversidade cultural das comunidades que compõem nossa Unidade destacando a ave arara, uma espécie ameaçada de extinção no Bioma Amazônia. Este símbolo também remete ao nome da praia Araoca, conhecida por sua biodiversidade e importância ecológica. A baliza nos lembra a importância de protegermos as espécies em perigo e a conexão entre a nossa comunidade e o Meio Ambiente.

Guardiãs da Floresta: Três figuras representaram as guardiãs da floresta, vestidas com trajes tribais e adornos dos povos Tupi Guarani. Elas carregaram a mensagem de que a preservação ambiental está intrinsecamente ligada ao respeito pelas tradições indígenas. Este segmento do desfile destacou a importância das práticas ancestrais na conservação da natureza e a relação sagrada que esses povos têm com o meio ambiente.

Porta-bandeira: Os estudantes Pedro, Felipe e Leandra desfilaram com as bandeiras do Brasil, Maranhão e da escola, respectivamente. Este ato simbolizou a união e o compromisso da nossa instituição com a educação ambiental, em diferentes níveis, desde o local até o nacional. Cada bandeira representa um elo na corrente de responsabilidade ambiental e social que nos conecta e fortalece.

Subtema – Educação Ambiental: As estudantes Thayane e Jaine apresentam o subtema “Educação Ambiental: Caminho para o Respeito e a Responsabilidade Social”. Este segmento enfatiza a importância da Educação Ambiental para formar cidadãos conscientes e responsáveis. O foco é promover o respeito pela natureza e a adoção de práticas sustentáveis em todas as esferas da vida.



Empreendedorismo na Pesca: O pelotão empreendedorismo na pesca explorou a ideia de que o sustento das comunidades locais pode acontecer de forma harmonizada com a conservação ambiental. Destacam-se o papel da pesca sustentável, a agricultura responsável e o turismo ecológico, promovendo a utilização dos recursos naturais de forma consciente e equilibrada, a fim de garantir a saúde do meio ambiente e as prosperidades das comunidades.

Banda: A banda representa as praias do Recreio e Araoca, conhecidas por suas práticas de pesca artesanal e turismo sustentável. Este segmento ilustra a beleza natural desses locais e a importância de preservar esses ambientes para as futuras gerações. A música e os figurinos refletem a riqueza cultural e natural dessas regiões, celebrando a harmonia entre o ser humano e a natureza.

Esporte e Meio Ambiente: O pelotão do esporte fez um apelo para o cuidado com o planeta, destacando a importância dos 5 erres: Respeitar, Reciclar, Reutilizar, Reduzir e Repensar. A relação entre esportes e meio ambiente foi abordada para mostrar como atividades físicas e práticas esportivas podem ser realizadas de maneira sustentável, promovendo a conscientização e o engajamento dois jovens na preservação ambiental.

Pelotão de Farda: Este pelotão homenageou a escola que, por meio da educação e dos projetos de vida, transforma o aprendizado em ações concretas para o desenvolvimento sustentável. Representou o compromisso da instituição em preparar os alunos para serem agentes de mudanças positivas em suas comunidades e no mundo.

Todo o desfile foi planejado com o objetivo de utilizar de forma sustentável as matérias-primas locais, como: copos descartáveis, escada de jabuti, fibra de coqueiros, fibra de juta, meaçaba e bambu.

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Destaque
Tags
bottom of page