Blog Vimarense
Guimarães confirma seu lugar no Mapa do Turismo Brasileiro
Você sabe o que é o Mapa do Turismo Brasileiro e o que significa fazer parte dele? Sabe o que o município precisa ter e fazer para que isso aconteça?
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo que define a área que vai ser trabalhada pelo Ministério do Turismo por meio das políticas públicas. Para constarem nesse mapeamento, os municípios são categorizados de acordo com o desempenho de sua economia no âmbito do turismo.
Todo ano, uma série de documentos são exigidos para que o município permaneça no Mapa, tais como Plano de Ação municipal, atualização do gestor da pasta no ano corrente, Matriz de Atratividade, Lei Orçamentária Anual (LOA) e Quadro de Detalhamento de Despesa (QDD), entre outros.
Cada município tem uma validade de 12 meses para permanecer no Mapa do Turismo Brasileiro. Nesse período, o município não pode mexer no sistema. No entanto, o Ministério do Turismo (Mtur) abriu um prazo de 60 dias antes do vencimento para que o município se organize e faça o recadastramento. Se não fizer o recadastramento no prazo, o município deixa de constar no Mapa.
Estar no Mapa significa estar na lista dos municípios que poderão receber recursos e ações do Ministério do Turismo. Além disso, fazer parte desse mapa abre as portas para as ações estaduais, como as Expedições de Turismo realizadas pela Setur-MA, que têm parcerias específicas com os municípios que integram o Mapa.
Então, podemos anunciar que Guimarães está, literalmente, no mapa. Parabéns ao nosso secretário de turismo Antônio Marcos Gomes, que esteve atento aos prazos e apresentou todos os documentos solicitados para garantir que Guimarães continue fazendo parte do Mapa do Turismo Brasileiro.
BLOG VIMARENSE
Comments