• Blog Vimarense

GUIMARÃES: Posse marcada para às 8h30 do dia 1º


Na foto, o juiz eleitoral Samir Mohana Pinheiro, da 30ª Zona Eleitoral de Guimarães, diploma o prefeito eleito Osvaldo Gomes e o vice-prefeito Maxwell Pereira


Esta coluna BASTIDORES DA POLÍTICA destina-se a noticiar e a analisar os fatos políticos ocorridos no Município, com maior enfoque para as notícias dos movimentos sociais e do centro de poder político de Guimarães - a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal. (Nonato Brito)

13 ANOS

O Blog Vimarense completou, neste ano, 13 anos de existência. No início, em Guimarães, no ano de 2007, só havia uma lan house e os celulares estavam começando a chegar à cidade.

PALETÓS ENGOMADOS

A posse do prefeito eleito Osvaldo Gomes e a do vice-prefeito Maxwell Pereira está marcada para às 8h30 horas da manhã do dia 1º de janeiro. Já com os diplomas em mãos, entregues pelo juiz Eleitoral Samir Mohana Pinheiro, os dois já mandaram engomar os paletós para a posse.

VEREADORES

Tomarão posse, ainda, nessa mesma data, as 5 vereadoras e 4 vereadores eleitos: Magno Cartágenes, Jenille Brito, Ana Luiza Ramos, Krisbely Ferreira, Anderson Avelar, Josana Martins, Jackenilson Goulart, Beatriz Cunha, José Henrique Schalcher (Zé Boca).


ESTREANTES

Cinco vereadores eleitos assumem o cargo pela primeira vez: Krisbely Ferreira, Jackenilson Goulart, Josana Martins, Beatriz Cunha e José Henrique Schalcher.


MAIS VOTADO

O candidato a vereador mais votado do município foi Magno Cartágenes, com 561 votos. O distrito de Cumã deu-lhe a maioria de votos. O vereador vai exercer o seu segundo mandato.

PREFEITOS DA REGIÃO

Em Mirinzal tomará posse no cargo de prefeito Amaury Almeida; em Cedral, Fernando Cuba; em Central do Maranhão, Fechinha Privado; em Porto Rico do Maranhão, Aldo Brown, e em Cururupu, Aldo Lopes.

CUMUM E DAMÁSIO

A região de Damásio e Cumum continua mantendo representante na Câmara Municipal. No pleito do dia 15, deu a maioria de votos a Jackenilson Goulart. Tal como o distrito de Cumã que sempre elege representantes, a região de Cumum e Damásio elegeu nas últimas décadas Paulino Martins, Haroldo Martins, Antônio Cláudio Martins Guterres (Cacá) e Valmir Goulart.

VILA NATALINA

O secretário de Cultura Antônio Marcos coordenou a organização da Vila Natalina, na Praça Luís Domingues, auxiliado por Vitória Moreira.

BOMBEIROS MIRINS

O prefeito Osvaldo Gomes esteve presente nas apresentações dos estudantes músicos da Brigada Bombeiros Mirins e de estudantes do povoado Jacarequara, do município de Cedral.

SURPRESA

Uma das maiores surpresas do pleito de 15 de novembro foi a não reeleição do vereador Altemar Tavares, do Maçaricó. O vereador, que já exercia o segundo mandato, chegou a ser cogitado para compor a chapa do candidato a prefeito Artur Farias, na condição de candidato a vice-prefeito. O vereador Altemar Tavares viu-se prejudicado em razão de seu partido, o PROS, não atingir o quociente eleitoral de 793 votos. Faltaram 221 votos para o PROS atingir o quociente eleitoral. O vereador Anderson Avelar, o único eleito da legenda, foi beneficiado pelas sobras depois do cálculo do quociente partidário. O resultado das eleições para vereador provocará grandes mudanças nas composições dos partidos para as eleições futuras.


DE VOLTA

O Partido dos Trabalhadores (PT), voltou a ter representante na Câmara depois de 8 anos. É a vereadora eleita Josana Martins. O outro vereador, eleito pelo partido em Guimarães, Antônio Cláudio Martins Guterres (Cacá) deixou o partido para entrar no PEN, sigla pela qual foi candidato a prefeito nas eleições de 2016.


PRIMEIRA VEZ

O candidato a prefeito Igor Aguiar, o terceiro colocado, conseguiu obter 11,28% dos votos, disputando a eleição pelo partido Republicanos. O empresário, que teve como vice Fernanda Guerreiro, disputou a eleição de prefeito pela primeira vez.


COLIGAÇÕES

A proibição de coligações deixou de fora da Câmara Municipal vários partidos registrados no município. Sem a coligação, os partidos mais bem estruturados é que ficaram com mais chances de eleger vereadores em razão do quociente eleitoral. Assim, o PDT, o partido mais antigo organizado no município fez três vereadores: Jenille Brito, Ana Luiza Ramos e José Henrique Schalcher (Zé Boca). Os outros partidos, fizeram um vereador, cada: Magno Cartágenes (PV), Krisbely Ferreira (PL), Anderson Avelar (PROS), Jackenilson Goulart (Republicanos), Josana Martins (PT) e Beatriz Cunha (PSC).

QUOCIENTE ELEITORAL

Sem atingir o quociente eleitoral de 793 votos, nem ser beneficiado pelas sobras depois de calculado o quociente partidário, vários partidos não conseguiram eleger nenhum vereador. Foi o caso do PSB, Patriota e PCdoB.

REELEIÇÃO

O vereador Geraldo Guimarães Pinho decidiu não se candidatar a reeleição. Atualmente exercendo o cargo de presidente da Câmara, o seu mandato encerra-se no dia 31.

MAIORIA DE MULHERES

Pela primeira vez, desde que foram admitidas candidaturas de mulheres ao cargo de vereadora, cinco delas fazem a maioria da Câmara Municipal: Jenille Brito, Krisbely Ferreira, Ana Luiza Ramos, Josana Martins e Beatriz Cunha.

BEQUIMÃO

No município de Bequimão, foi eleita vereadora a vimarense Janyslea Matos, como a terceira candidata mais votada entre as candidaturas a vereador do município.

JUIZ ELEITORAL

O juiz eleitoral Samir Mohana Pinheiro, de Guimarães, presidiu uma das zonas com o maior número de eleitores na região. Apurou as urnas dos municípios de Guimarães, Mirinzal, Central do Maranhão, Cedral e Porto Rico do Maranhão.

REVEILLON

A promotora de Justiça Linda Luz Matos Carvalho encaminhou ontem (29) ofício à Prefeitura Municipal solicitando medidas de fiscalização para proibir a realização de festas de Reveillon em todo o município de Guimarães que venham a descumprir os protocolos sanitários de combate à pandemia do coronavírus-19.

POLÍCIA FEDERAL

A polícia federal foi requisitada para estar presente nas eleições do dia 15 de novembro, em Guimarães.

POLICIAIS MILITARES

A última eleição a trazer um grande número de policiais militares para Guimarães foi a ocorrida em outubro de 1992, quando o candidato Artur Farias venceu as eleições contra o candidato Celso Coutinho por uma diferença de 8 votos. Mais de 30 policiais militares da região foram solicitados à última hora para garantir a segurança logo após a apuração, realizada no Casino Vimarense.

RODAS PARA CIMA

Naquele ano, partidários da coligação derrotada quebraram os vidros e reviraram o carro do juiz eleitoral Sérgio Batista, deixando o veículo de rodas para cima, na Rua Dias Vieira. Os tumultos obrigaram o juiz a transferir seus trabalhos para a cidade de Pinheiro, onde terminou os serviços eleitorais.

CASA COMERCIAL

Os mesmos partidários, em passeata, ameaçaram invadir a casa comercial do comerciante José Branco, que ficava, na época, localizada na Rua Emílio Habibe. O comerciante, que é procedente do município de Chapadinha, havia chegado a Guimarães há poucos anos. Os manifestantes responsabilizavam o comerciante de ter distribuído cestas básicas nas vésperas das eleições para beneficiar o candidato vencedor Artur Farias. No episódio, saiu baleada a estudante Inaldice Barros, residente na sede.


ANO NOVO

O Blog Vimarense deseja a todos os seus leitores um feliz Ano Novo!


Destaque
Tags