INAUGURADA A ESTRADA DA PRAIA DE ARAOCA
Inaugurada pelo Governador Carlos Brandão, no último domingo, (28), a Estrada da Praia de Araoca, com 19 quilômetros de asfalto, que tomou o nome de "Caminho dos Poetas". A alusão é pelo fato de o município de Guimarães ser reconhecida como Terra de Poetas e de escritores como Sousândrade, Maria Firmina, Jomar Moraes, Monsenhor Estrela, Isaías Martins, Almerinda Gomes, Benedito Reis, dentre outros, além do fato histórico ligado à Praia de Araoca com o poeta Gonçalves Dias. E na extremidade da Praia de Araoca, no mar da Ponta dos Atins, que "está guardado", como dizem os moradores de Guimarães, o maior poeta nacional - Gonçalves Dias. O ato de inauguração na Praia de Araoca, reuniu centenas de pessoas de Guimarães, Mirinzal, Central do Maranhão, Cedral, Bequimão, Cururupu e outros municípios do Litoral e da Baixada. Às 12h30, ao lado do prefeito Osvaldo Gomes, deputados, secretários e de outras autoridades, o governador Carlos Brandão, descerrou a placa de inauguração da estrada, sob contentamento da população. Com investimento de mais de R$ 16 milhões, a nova via se estende da entrada da MA-305 até a Praia de Araoca, em Guimarães. Possui 6 metros de largura, acostamentos em ambos os lados, sinalização eficiente e sistema de drenagem para prevenir problemas como alagamentos e erosões.
Em seu discurso o governador declarou que "a estrada que liga Guimarães à tão famosa Praia de Araoca é um marco para essa região, porque ela vai fortalecer o turismo, gerar emprego e gerar renda, além de promover o desenvolvimento dessa localidade. Eu estou muito feliz porque o povo está feliz, e as pessoas vãopassar a ter mais um ponto turístico para visitar no estado".
O prefeito Osvaldo Gomes, por sua vez, em seu discurso, agradeceu, em nome do povo vimaranense, os esforços do governador Carlos Brandão e toda a sua equipe, para construir a estrada. Enfatizou que o que coube ao Município fazer, foi feito com o maior entusiasmo, dando apoio logístico à empresa que construiu a estrada durante os seis meses da construção, a dispensa das taxas para a exploração das pedreiras, apoio na mudança da rede elétrica, troca de encanação na rede de água nos trechos de passagem da estrada.
O governador Carlos Brandão, ao lado do prefeito Osvaldo Gomes, descerra a placa de inauguração da Estrada da Praia de Araoca, em Guimarães.
O prefeito Osvaldo Gomes não esqueceu de homenagear àqueles que no passado "contribuíram, colocando o seu tijolo para que esse sonho se tornasse uma realidade hoje". Discursou o prefeito: "No passado grandes trechos dela foram abertos a foice e a machado, no braço. Depois, contando com a primeira patrol doada pela Cáritas Brasileira, e com o interesse do padre da Missão Canadense Victor Asselin, na gestão do prefeito Celso Coutinho, vieram os nivelamentos dos primeiros trechos. Logo depois o trabalho continuou com o prefeito Agenor Oswaldo Gomes Filho, meu pai, na década de 1970. O prefeito Reginaldo Lopes chegou com a estrada empiçarrada até o Quilombo do Damásio e a arrancada definitiva para a Praia de Araoca veio, na década de 1990, com o então prefeito Agenor Gomes (hoje juiz de Direito na Capital, escritor e biógrafo da romancista Maria Firmina dos Reis), abrindo um novo trecho em linha reta a partir do Quilombo do Damásio e empiçarrando as estradas para Carapirá, Jenipaúba, Puca até chegar a Araoca". Lembrou, ainda, do trabalho dos prefeitos José Murilo Sousa, Artur Farias, Padre William Guimarães, Nilce Farias e Margarete Ribeiro que, com os recursos do Município, faziam a manutenção da estrada de piçarra. Agora, neste ano, todos nós temos a alegria de participar da inauguração dos 19 quilômetros de asfalto até Araoca, com o empenho do governador Carlos Brandão! É um fato histórico para o nosso município e para toda a região".
Comments