top of page

INICIA-SE HOJE O CONCLAVE PARA A ELEIÇÃO DO NOVO PAPA

  • Foto do escritor: Blog Vimarense
    Blog Vimarense
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura



Capela Sistina fica localizada no Palácio do Vaticano, na Cidade/Estado do Vaticano. Foi construída por decisão do Papa Sisto IV, por esse motivo a igreja leva seu nome.
Capela Sistina fica localizada no Palácio do Vaticano, na Cidade/Estado do Vaticano. Foi construída por decisão do Papa Sisto IV, por esse motivo a igreja leva seu nome.

A Passagem bíblica mostrando o pecado original e a expulsão de Adão e Eva do paraíso
A Passagem bíblica mostrando o pecado original e a expulsão de Adão e Eva do paraíso

A obra de Michelangelo retratando as histórias da Bíblia foi feita no teto da Capela Sistina, no Vaticano
A obra de Michelangelo retratando as histórias da Bíblia foi feita no teto da Capela Sistina, no Vaticano

O Vaticano volta seus olhos para a Capela Sistina, onde se inicia hoje, 7 de maio de 2025, o Conclave para a eleição do 267º Papa da Igreja Católica. Após a morte de Mario Jorge Bergoglio, no dia 21 de abril, 133 cardeais eleitores de todo o mundo se reunirão em um processo secreto e solene para escolher o novo líder de mais de 1,3 bilhão de católicos.

A jornada rumo à sucessão papal começou pela manhã com a missa "Pro Eligendo Pontifice" na Basílica de São Pedro, presidida pelo Cardeal Decano, Giovanni Battista Re. Em sua homilia, o cardeal enfatizou a importância da unidade da Igreja e invocou a guia do Espírito Santo para os cardeais eleitores.

Após a missa, os cardeais participaram de uma procissão solene até a Capela Sistina. Uma vez lá dentro, prestarão juramento de manter o sigilo absoluto sobre as deliberações e votações. Em seguida, ocorrerá uma meditação, e o mestre de cerimônias pronunciará o tradicional "Extra omnes", ordenando que todos os não participantes do Conclave deixem a Capela.

A expectativa é que ainda hoje ocorra a primeira votação. Para ser eleito Papa, um candidato precisa obter dois terços dos votos dos cardeais presentes, ou seja, 89 votos. Caso nenhum nome alcance essa maioria na primeira votação, novas rodadas serão realizadas nos dias seguintes, com duas votações pela manhã e duas à tarde.

Um dos sinais mais aguardados pelo mundo será a fumaça que sairá da chaminé da Capela Sistina. A fumaça preta indicará que nenhuma eleição foi concluída, enquanto a fumaça branca anunciará ao mundo o "Habemus Papam" - "Temos um Papa".

O Conclave deste ano reúne cardeais de diversas partes do globo, refletindo a universalidade da Igreja Católica. As discussões pré-Conclave abordaram os desafios e as prioridades para o futuro pontífice, incluindo temas como a crise climática, conflitos internacionais e questões sociais.

O mundo aguarda com expectativa o desenrolar do Conclave e o nome daquele que guiará a Igreja Católica nos próximos anos.

 
 
 

Comments


Destaque
Tags
bottom of page