José Neres destaca Adélia Prado na nova edição da revista Tijubina
Nascido em São José de Ribamar, o maranhense escritor e mestre em Literatura, José Neres é ocupante da cadeira 36 da Academia Maranhense de Letras. É um dos mais ativos críticos literários e, por meio da revista virtual e bimestral Tijubina, da qual é fundador, editor e diagramador, Neres publica resenhas e notícias do universo literário.
A edição mais recente, por exemplo, traz na matéria de capa uma extensa reportagem sobre a grande escritora e poeta mineira Adélia Prado, que, neste ano de 2024, foi agraciada com os prêmios Camões e Machado de Assis. Além de uma breve biografia, a reportagem analisa o recente lançamento Adélia Prado Reunião de Poesia, uma antologia contendo 150 poemas. Para quem não sabe, tijubinas são lagartos do gênero Cnemidophorus (Família Teiidae), típicos de ambientes abertos como Caatingas e Cerrados. Confira em https://conversar100medo.blogspot.com/
Quem sabe um dia podemos contar com uma entrevista com o escritor José Neres aqui em nosso blog e ele possa explicar melhor por que escolheu esse nome para sua revista literária. Até lá, ficamos com a poesia que ele fez em homenagem a Maria Firmina dos Reis.
Firmina
Em uma das mãos, triste flor suspensa;
Na outra suspende solitário livro;
A seus pés, toda uma obra imensa
Lembra o tempo usando um eterno crivo.
A praça guarda história intensa:
Dor, olvido, gritos de compaixão…
Uma negra que todo dia pensa
Em perder seus filhos pra escravidão.
Úrsula e Tancredo bem ali estão
Eternizados em suave história
De dor, morte, desespero e paixão.
Gupeva ali vive em cada memória,
E aves lá cantam todas as manhãs
Louvando a Firmina de Guimarães.
(José Neres)
BLOG VIMARENSE
Comments