• Blog Vimarense

Morre o Capitão Avelar aos 90 anos em São Luís


Faleceu ontem (27), de causas naturais, em sua residência em São Luís, na Rua Edson Brandão, nº 12, no Bairro da Alemanha, o Capitão José Ribamar Avelar, aos 90 anos. O sepultamento ocorreu hoje (28) no Cemitério Jardim da Paz, ao lado de sua esposa Teresinha Avelar e de sua filha Pérola Avelar. O Comandante José Ribamar Avelar, Capitão de Corveta da Marinha do Brasil, nasceu no dia 5 de janeiro de 1930, no povoado Caratiua, Guimarães. Filho do músico Moisés Ferreira Dias e Maria José Avelar, cedo entrou para os quadros da Marinha do Brasil. Estudou em São Luís na Escola Técnica Federal do Maranhão (hoje, IFMA), continuando os estudos no Ceará, na Escola de Aprendizes Marinheiros. Foi Delegado de Trabalho Marítimo, Chefe do Departamento de Pessoal do Comando do 2º Distrito Naval, na Bahia, e Capitão dos Portos do Maranhão (1974-1975). Em seus trabalhos, na Marinha do Brasil, residiu com a família em Belém, Rio de Janeiro e Salvador. Casado com a também vimarense Terezinha de Jesus Avelar (falecida no último mês de janeiro), com quem teve os filhos Israel Mac-Robert, Pérola Mac-Laine (falecida), Ismael Mac-Robson, Safira Ben-Canaã e Raquel Ben-Canaã.

Poeta, publicou em 2002 o seu livro Algaravia, com muitos poemas fazendo a alusão à sua origem em Caratiua e a Guimarães. Em 2020, foi eleito membro-correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães.

Há três anos, foi recebido pelo Capitão dos Portos do Maranhão, Márcio Ramalho Dutra e Melo, para homenagens pelos relevantes serviços prestados à Marinha brasileira. A homenagem ocorreu na sede da Sociedade dos Amigos da Marinha, em São Luís, e teve a participação de oficiais da Marinha. O Comandante Avelar, pessoa muito estimada no município, deixa muitos familiares no Caratiua, Cajá Bom, Gepuba, na sede e em São Luís, além de grande círculo de amigos em Guimarães.



Posts recentes

Ver tudo
Destaque
Tags