O DOMINGO DAS MÃES
- Blog Vimarense
- há 3 minutos
- 2 min de leitura

Por Concita Cuba
Hoje nossa homenagem vai para todas as mães, especialmente, aquelas que já criaram seus filhos e hoje se dedicam a cuidar dos seus netos. São elas as avós, um número considerável de mulheres aposentadas que, além de ocuparem o lugar de educadoras, são fundamentais como provedoras financeiras dos seus(suas) filhos(as).
Convidamos você, leitor, a uma reflexão sobre o celebrado Dia das Mães, neste que é, o segundo domingo de maio de 2025.
Certamente que todos são os dias dessas mulheres, que nos trouxeram ao mundo!
Sigamos juntos nessa trilha!
A origem do segundo domingo de maio como o "Dia das Mães” não é um acaso em nosso país. Esse dia foi definido oficialmente pelo Presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto nº 21.366, de 5 de maio de 1932, para essa comemoração. Naqueles anos de 1930, o movimento feminista brasileiro ascendente influenciou essa conquista.
Porque falarmos em avós, no “Dia das Mães”?
O lugar dos avós, especialmente das avós, vem se transformando nos últimos tempos. Na família ganharam mais espaço ao assumirem o compromisso no cuidado e na educação dos netos, assim apoiando os filhos, enquanto estão no trabalho.
Essas versáteis avós, que complementam sua renda até mesmo no trabalho informal, vivenciam no desenvolvimento dos seus netos, o que não tiveram oportunidade de observar nos seus filhos.
Nesse sentido, a ideia de que, ao se aposentarem, os avós deveriam apenas cuidar dos netos, não está completamente ultrapassada.
Em sua jornada diária, as avós acumulam múltiplas atividades, além da convivência com os netos - direito legalmente reconhecido -, e isso envolve afeto, solidariedade, amor e amizade intergeracional. Provavelmente conseguem manter o papel que lhes é atribuído pela literatura como “mães com açúcar” e os avós, verdadeiros “pais duas vezes”!
Parabéns a todos aqueles que desempenham o cuidado, função historicamente definida para as mulheres e mães!
Comments