top of page
  • Foto do escritorBlog Vimarense

PREFEITURA INAUGURA MURAL NO ARRAIAL JUNINO


Foto: Hewerton Sousa

O Arraial "O Quentão", na Praça Irmã Maria Assunta, vem apresentando uma série de expressões da cultura vimaranense, neste período junino. O prefeito Osvaldo Gomes e o vice-prefeito Maxwell Pereira inauguraram o mural junino com a gravura da professora Maria Firmina dos Reis, que costumava compor toadas e autos de bumba meu boi, no século XIX. Além da gravura da romancista são retratados o Tambor de crioula e o auto de bumba meu boi, sotaque de zabumba.

No Arraial, na véspera de São João houve e ritual de acendimento da fogueira de São João o com Tamaru e companheiros, Dança Portuguesa Encanto de Central do Maranhão, Bumba meu boi de Guimarães e à meia noite caminhar na brasa da fogueira de São João com acompanhamento de Tamaru, Valdir Abrantes e músicos da cidade de Guimarães.

No dia de São João foi a vez da Dança Country Heróis da Vaguejada de Ariquipá, da cidade de Bequimão, bumba meu boi Mimo do Povo, do povoado Carapirá-Guimarães, Quadrilha Estilizada Estação de São João - Guimarães, Dança Portuguesa Raízes de Portugal, da cidade de São Luís e Tonny Nono e Banda.

Ontem se apresentou bumba meu boi, sotaque da baixada Símbolo da Fazenda da cidade de São João Batista, dança Indígena Tribo Kamayurá da cidade de Turilândia, companhia folclórica Caboclos Tupi da cidade de Maracaçumé e Companhia Karajá da cidade de Bacuri.

Hoje, véspera de São Pedro vai se apresentar a dança portuguesa Lírios de Portugal, da cidade de Central do Maranhão, Bumba meu boi de orquestra Encanto Apicuaçuense da cidade de Apicum Açu, Dança Portuguesa Majestade de Lisboa, da cidade de Serrano, Bumba meu boi de orquestra da cidade de Cedral e Bumba meu boi de orquestra Mocidade Bacuriense.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Destaque
Tags
bottom of page