Blog Vimarense
Roda de conversa discute violência doméstica e familiar em alusão à Campanha Agosto Lilás
Hoje, dia 15 de agosto, a secretaria municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou uma roda de conversa em alusão à Campanha Agosto Lilás de Combate à Violência Doméstica e Familiar, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e teve como objetivo promover um diálogo sobre uma questão urgente em nossa sociedade: a violência contra a mulher.
Durante o encontro, foram abordados os cinco tipos de violência doméstica e familiar previstos na Lei Maria da Penha: violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Também foram discutidos o ciclo da violência, os sinais de relações abusivas, as desigualdades de gênero transmitidas culturalmente, e as legislações vigentes, como a Lei Maria da Penha, que completa 18 anos, a Lei do Feminicídio de 2015 e a legislação sobre violência psicológica em vigor desde 2021.
Além disso, foram destacados os canais de denúncia, que podem ser utilizados de forma anônima, e o trabalho realizado pelo CREAS no atendimento às demandas relacionadas à violência doméstica e familiar.
“O combate à violência vai além da sensibilização sobre o tema; é uma reflexão sobre práticas de cuidado, formas saudáveis de relacionamento, e os impactos negativos do machismo e da misoginia na vida das mulheres e dos homens, que crescem com modelos problemáticos de masculinidade” destaca a psicóloga, Thamires Martins.
A roda de conversa foi mediada pelas profissionais do CAPS, a psicóloga Thamires Martins e a assistente social Keila Moraes, e pelas profissionais do CREAS, a psicóloga Tereza Anchieta e a assistente social Lília de Cássia. O evento teve como público-alvo pacientes, familiares e a comunidade local, e o diálogo foi aberto para que todos pudessem participar ativamente.
BLOG VIMARENSE
Comments