• Blog Vimarense

Secretário Olavo Guimarães: A vacinação começou mas temos de redobrar o uso das máscaras de proteção


O Secretário Municipal de Saúde, Olavo Antônio Cardoso Guimarães, concedeu entrevista ao Blog Vimarense, Graduado em Farmácia e há um ano e meio à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Guimarães, ele detalha as atividades da Secretaria de Saúde no embate contra a pandemia do coronavírus-19:


Nonato Brito - Como a Secretaria Municipal tem enfrentado os desafios de combater a pandemia do coronavírus-19?

Olavo - A pandemia é algo novo, então todos processos e protocolos também são novos. Inicialmente foi bastante amedrontador, mas conseguimos superar. Agora estamos com a vacinas e desde o início, até então, o que mais nos atrapalha é o fato das pessoas não perceberem a necessidade do uso de máscaras, do social, de ter os devidos cuidados para não proliferação do vírus. A consciência, o não pensar no próximo é o que mais nos atrapalha.

Recebemos, inicialmente, 89 doses da vacina CORONOVAC que foram administradas nos profissionais da saúde, priorizando os que estão lotados no Hospital e nas Unidades Básicas de Saúde. Isto porque são esses os locais que os pacientes que logo apresentam sintomas ou sinais, vão de imediato. Depois recebemos mais 70 doses da AstraZeneca, que também foram administradas nesse público. Dentro desse, foi incluído pelo Governo do Estado pacientes que estão em tratamento de câncer, fazendo rádio ou quimioterapia e também os que estão fazendo diálise.


Nonato Brito - Como estão as reformas e ampliações dos postos de saúde do interior?

Olavo - Essencialmente concluídas. Adquirimos materiais permanentes para os postos de saúde, montamos gabinetes odontológicos e também compramos materiais permanentes para o Hospital Municipal (maca, cadeira, cama, escadas, suporte de soro, cadeira de roda, cama hospitalar, colchão, mesa para consultório, balanças, além de outros equipamentos.


Nonato Brito - Houve reclamações nas redes sociais de que a Secretaria de Saúde retirou o bônus salarial para enfrentamento do coronavírus do salário dos agentes de saúde. É verdade?

Olavo - Não procede. O abono salarial foi dado para os profissionais que estavam fazendo o manejo clínico de pacientes positivados de COVID-19.


Nonato Brito - Como está o funcionamento dos Programas de Saúde da Família?

Olavo - Todas as equipes estão completas e em pleno funcionamento.


Nonato Brito - Obrigado pela entrevista.

Olavo - Eu é que agradeço ao Blog Vimarense pela entrevista.




Posts recentes

Ver tudo
Destaque
Tags