FESTEJO DE SÃO JOSÉ TEM INÍCIO COM TRADIÇÃO E PARTICIPAÇÃO
- Blog Vimarense
- há 1 dia
- 2 min de leitura





O município de Guimarães viveu, desde o último dia 29 de agosto, a abertura oficial do tradicional Festejo de São José, padroeiro da cidade. A programação começou com uma caminhada saindo do Portal da Cidade, reunindo devotos, pastorais e comunidades, que seguiram em oração até a Igreja Matriz. No local, foi celebrada a Santa Missa de abertura da novena, marcada por devoção e esperança.
Sexta-feira – Noite das Crianças
Na primeira noite da novena, a celebração foi dedicada às crianças, refletindo o subtema: “Esperança que resiste diante da perseguição”.
Os noitantes foram a Catequese, Escolas do ensino infantil e fundamental do 1º ao 5º ano, Secretaria de Educação, SFCV, Bombeiro Mirim e o projeto TD B Jiu-jitsu Guimarães, que marcaram presença de forma vibrante, trazendo alegria e testemunho de fé.
Sábado – Noite da Paz
A segunda noite foi celebrada no sábado, com o subtema: “Esperança que se multiplica: confiados a Deus, somos chamados a fazer frutificar os dons”.
Foram responsáveis pela noite a Catequese Adulta, Mães que Oram, Ministério da Palavra e comunidades e setores da Zona Rural, que trouxeram para a liturgia a força da oração simples e perseverante.
Domingo – Noite das Famílias
Encerrando o primeiro fim de semana do festejo, o domingo foi marcado pela Noite das Famílias, refletindo o subtema: “Esperança que se faz humilde e simples”.
Os noitantes foram a Equipe Litúrgica, Pastoral Familiar e ECC (Encontro de Casais com Cristo), que conduziram a comunidade a rezar pela união das famílias e pela presença de Deus nos lares vimarenses.
Encerramento
O Festejo de São José 2025 segue até o próximo dia 7 de setembro, quando será realizada a tradicional procissão marítima e terrestre, reunindo fé, cultura e devoção em homenagem ao padroeiro de Guimarães.
Comentários