top of page

OS JEMS EM GUIMARÃES: VEJA O QUE A SECRETÁRIA CONTOU!

  • Foto do escritor: Blog Vimarense
    Blog Vimarense
  • 12 de jul.
  • 4 min de leitura
Ligiane Cantanhede entrega a  medalha da competição
Ligiane Cantanhede entrega a medalha da competição

De 10 a 18 de julho, a cidade de Guimarães se transforma no palco da juventude esportiva da região, sediando a etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). A competição, que envolve 13 municípios, é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, tendo a Prefeitura de Guimarães a organizadora local e a Secretaria Municipal de Educação, a responsável.

Para saber mais sobre a participação de Guimarães na organização e o impacto do evento para a cidade, conversamos com a secretária municipal de Educação, que falou sobre os bastidores e a importância dessa iniciativa para os jovens.

Ligiane Cantanhede é a atual secretária municipal de Educação de Guimarães, cargo que assumiu há 6 meses na gestão do prefeito Magno Cartagenes, indicada pelo PDT para conduzir a pasta. Assistente social por formação e educadora popular por vocação, Ligiane tem uma trajetória marcada pelo compromisso com as causas sociais e a defesa dos direitos da juventude e das famílias.

Antes de chegar à Educação, atuou por 8 anos na gestão do ex-prefeito Osvaldo Gomes, onde foi Assistente Social do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Diretora da proteção social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social. Nessas funções, destacou-se pela sensibilidade no atendimento às populações em situação de vulnerabilidade e pela capacidade de articulação de políticas públicas.

  

Blog Vimarense: Secretária, Guimarães volta a sediar a etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses depois de 2023. O que representa para a cidade e para a juventude local receber novamente esse evento esportivo de grande importância?

Ligiane Cantanhede: É uma alegria imensa para todos nós, enquanto gestão municipal e comunidade, poder receber mais uma vez a etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses. Esse evento vai muito além da prática esportiva — ele representa oportunidades, inclusão e a valorização da nossa juventude. Para Guimarães, é uma chance de mostrar nossa capacidade de acolhimento, nossa cultura e nosso compromisso com o esporte e a formação cidadã. Ver nossas praças, quadras e espaços esportivos sendo ocupados por jovens talentosos e sonhadores é motivo de orgulho e esperança para todos nós.

Blog Vimarense: Sabemos que a organização de um evento desse porte exige muito planejamento e envolvimento de várias equipes. Como tem sido a atuação da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Esporte  e demais setores da Prefeitura nesse processo?

Ligiane Cantanhede: Realmente, a realização de um evento desse porte exige um trabalho intenso de planejamento e integração entre diferentes setores. Desde o início, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer têm atuado de forma articulada, organizando desde a mobilização das escolas e alunos até a preparação das estruturas esportivas e logísticas necessárias.

A Secretaria de Educação ficou responsável pela mobilização das unidades escolares, acompanhamento pedagógico e apoio na hospedagem das delegações, além de cuidar da ambientação dos espaços e do bem-estar dos estudante, além de alimentação para a equipe da SEDEL e das pessoas que estarão trabalhando nesses dias, da recepção, da organização de toda a logística. A Secretaria de Esporte conduziu toda a parte técnica e operacional dos jogos, e organização dos locais das competições, o apoio aos nossos atletas locais.

Paralelamente, outras secretarias, como a de Assistência Social, Saúde, Infraestrutura, Cultura, também desempenharam papéis fundamentais. Tivemos reuniões conjuntas, divisão de responsabilidades e um compromisso coletivo de garantir não apenas a realização dos jogos, mas também a segurança, o acolhimento e o bem-estar de todos os atletas e visitantes. É, sem dúvida, um esforço conjunto que reflete o compromisso da gestão municipal com a juventude e com a valorização do esporte como ferramenta de inclusão e cidadania.

 

Blog Vimarese: Além da competição esportiva, os Jogos Escolares também têm o papel de promover integração, inclusão e valores sociais. Que tipo de ações ou atividades estão sendo planejadas para acolher os jovens atletas e delegações durante os dias de evento em Guimarães?

Ligiane Cantanhede: Pensamos em um evento que vá além das quadras. O município de Guimarães é um local que tem muita historia para conhecer e locais turísticos para conhecer. Então estamos incentivando, informando os responsáveis pelas delegações dessa beleza que é Guimarães, integrar o esporte com a cultura vimarense. Queremos que cada jovem atleta se sinta valorizado, acolhido e leve de Guimarães não só medalhas, mas boas lembranças e novas amizades.

Blog Vimarense: Guimarães recebe atletas de 13 municípios da região. Como foi o trabalho de logística, hospedagem e estrutura para garantir o conforto e a segurança desses estudantes e suas comitivas?

Ligiane Cantanhede: Esse foi um dos pontos que mais demandou cuidado e planejamento. Organizamos espaços adequados para hospedagem nas escolas e prédios públicos,  e uma equipe de plantão  para acompanhar e atender as delegações. Também trabalhamos na melhoria dos espaços esportivos e na logística de transporte, em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, através do Colégio Militar da nossa cidade que são parceiros para assegurar tranquilidade e segurança para todos. Tivemos o compromisso de pensar em cada detalhe para que todos se sentissem bem acolhidos em nosso município.

Blog Vimarense: Para finalizar, secretária, qual a mensagem que a senhora gostaria de deixar para os atletas, professores, famílias e comunidade que estão participando e prestigiando essa grande celebração do esporte estudantil maranhense?

Ligiane Cantanhede: Quero dizer que este é um momento especial e único, não só para os atletas, mas para toda a comunidade. Que possamos vibrar juntos, respeitar as diferenças e valorizar o esforço de cada estudante que aqui compete. Aos professores e técnicos, minha gratidão pela dedicação. Às famílias, meu carinho e respeito, pois são elas que fortalecem os sonhos desses jovens. E à comunidade de Guimarães, que mais uma vez mostra sua hospitalidade, meu convite: vamos juntos fazer dessa etapa dos JEMS uma linda festa de cidadania, inclusão e esperança no futuro da nossa juventude.

 
 
 

Comentários


Destaque
Tags
bottom of page